Dr. Fábio Luís Ferrari
Passamos uma grande parte da nossa vida deitando em repouso (dormindo), esse período de inatividade é muito importante, pois é durante o sono que são revigoradas as nossas energias, as cartilagens das articulações são nutridas, dentre outras ações fisiológicas e metabólicas; Isso irá nos proporciona um amanhecer cheio de vigor e energia, dando aptidão para o desempenho das nossas atividades diária. Mais minha orientação, é durante o despertar, antes de iniciarmos as primeiras atividades matinais, antes mesmo da higiene pessoal; veja bem um exemplo que a natureza nos dá, quem tem ou já viu um “gatinho” (felino) despertar? ele se espreguiça e se espicha ao máximo, estica as patinhas, abre a boca, etc… e logo em seguida realiza a higiene corporal lambendo os pelos e as patas... só depois e não menos importante irá em busca de alimento. Devemos seguir esse belo exemplo, sendo assim estou sugerindo o alongamento do “Gato”, antes mesmo de levantar da cama, isso mesmo! Realize o alongamento ainda deitado, pois ele ajuda a manter os músculos flexíveis e o corpo pronto para o movimento, rotina diária de trabalho, ajuda na prevenção de lesões decorrentes de atividades físicas e laborais (trabalho), colaborando para um bem-estar físico e mental. Portanto, “ Pratique o alongamento do gato”.
1- Deitar de barriga para cima, estender totalmente os braços e as pernas; inspire profundamente pelo nariz e expire suavemente pela boca, esticando os braços e as pernas. Mantenha por 15 seg.
2- Deitar de barriga para cima, estender as duas pernas; puxa o ar profundamente pelo nariz (inspira) e solta o ar suavemente pela boca (expira), dobrando uma das pernas simultaneamente e manter a outra estendida. T: 15 seg. cada
3- Deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos, apoiar um dos pés na cama e o outro sobre o joelho da perna apoiada; inspire profundamente e expire suavemente puxando o joelho em direção ao apoio.
T: 15 seg. cada.
4- Deitar de barriga para cima, estender as duas pernas; inspire profundamente e expire suavemente, dobrando os dois joelhos até se aproximarem do peito. Mantenha por 15 seg.
Levantando da cama
Com movimentos suaves, apoia o cotovelo na cama e a outra mão apoia também na cama auxiliando no movimento para ficar sentado...
Sentado na borda da cama, respirando suavemente.
5- ...sentado, apoia uma das mãos na cama e a outra na lateral da cabeça, inspire profundamente e expire suavemente puxando a cabeça em direção o ombro. T: 15 seg. cada lado.
6- Entrelaçar os dedos atrás da cabeça, inspire profundamente e expire suavemente flexionando a cabeça totalmente para frente até o peito, mantenha os cotovelos dobrados e aproximados. T: 15 seg.
ATENÇÃO: Se você tiver sofrido recentemente de algum problema físico ou se tiver passado por alguma cirurgia, principalmente nas articulações e músculos, ou se vier de inatividade prolongada ou com algum problema de saúde diagnosticado, por favor consulte seu médico.