O envelhecimento traz várias consequências para o corpo. Trata-se de um processo natural que envolve perda de musculatura, desgaste cardíaco e respiratório, além de doenças associadas, como hipertensão e problemas vasculares. No entanto, a questão emocional, que por vezes é esquecida, precisa ser levada em consideração. A interação social nesta fase da vida é primordial para um envelhecimento saudável.
No Dia dos Avós, comemorado em 26/7, é pertinente refletir sobre o assunto. Muitas vezes o idoso se vê sozinho, pois a esposa ou o marido já faleceu. Perguntar como ele se sente é algo simples, mas um divisor de águas, pois a pessoa tem a oportunidade de mostrar como está passando, de compartilhar situações que possam envolver frustração e até depressão.
Por isso, o papel da família é muito importante neste momento. O envelhecimento precisa ser visto de uma maneira global, sendo necessário acompanhar o idoso emocional e fisicamente. O estímulo de um neto ou filho ao caminhar pela manhã ou de uma conversa, por exemplo, são atitudes que podem fazer uma enorme diferença.
A UnicaFisio, unidade localizada em Mogi das Cruzes (SP), gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura, oferece atendimento de fisioterapia, reabilitação e atividades físicas para pessoas com idade a partir de 60 anos.
Os benefícios desse serviço vão além da questão física e motora — exercem um papel importante na socialização dos alunos e pacientes.
Frequentemente são promovidos eventos que proporcionam o resgate social dos idosos, já que alguns não costumam sair de casa. Com essas ações, eles se veem em seu próprio universo, fazem novas amizades, trocam experiência e compartilham desafios.
O idoso precisa ser ouvido. Ele tem muito o que compartilhar e ensinar. Nesse contexto, as próprias consultas e aulas são oportunidades de interação social. Outro diferencial é que a Unidade também disponibiliza aulas de artesanato, de informática, escola da coluna e da memória, além de acompanhamento nutricional.
As projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, em 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens. Isso acende o sinal de alerta. É preciso garantir uma qualidade no envelhecimento saudável por meio de políticas públicas.
Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos, agora, já ultrapassa os 70. Parte desta população está ativa. Assim, é preciso incentivar que esse idoso não fique em casa. Para isso é preciso criar oportunidades e mecanismos para atender a essa população.
Estruturas como a UnicaFisio são exemplos a serem seguidos. Nos últimos anos, por meio da criação do Estatuto do Idoso, as pessoas estão começando a se conscientizar sobre os seus direitos, o que é muito benéfico, porém temos muito a evoluir. O envelhecimento saudável precisa ser visto como prioridade do País.