Alguns não precisam ser políticos famosos e nem profissional da imprensa para perceberem o humor da população. Depois que o tal de “zap-zap” se difundiu basta ver o que se escreve e tirar algumas conclusões. Todo o planeta está em ebulição com o que retratam as redes sociais. Se, no passado muito remoto, anos se passavam para que povos de outras partes ficassem sabendo determinadas notícias, hoje isto acontece instantaneamente, para o bem e para o mal. Se, como exemplo, na China alguém faz um comentário, em algum lugar alguém vai traduzir e enviar para seu grupo e, isto, se difunde demasiadamente.
Dentro de um país onde se fala a mesma língua fica difícil para os governantes se dirigir adequadamente para todos. Os que não gostam do cara(governante) vão entender de uma forma, os seguidores entenderão de outra e o bate-boca pega fogo.
No próximo ano teremos eleições municipais aqui no Brasil, o tipo de eleição em que o fundo do quintal é parte importante das campanhas. O tal de “zap-zap” pode fazer muitos estragos, os candidatos vão enfrentar comentários desde pessoas serias e sensatas aos descompromissados com a tranquilidade geral. Em muitos lugares poderão serem eleitas pessoas sem a mínima condição de legislar ou executar. As cidades brasileiras vão correr sérios riscos de eleger incompetentes. E, sem dúvida, a continuar a economia no marasmo atual, os executivos precisarão ter muita competência e bom senso.
Nesta semana ouvi de um amigo que o futuro das crianças e jovens atuais passam por nossa responsabilidade. Tudo aquilo que for pensado agora, desde sensatez até exageros, poderá influir em muito na vida das pessoas nos próximos anos.
Talvez, se acabasse a reeleição, os atuais detentores de mandato pudessem tomar atitudes que aplainassem a vida no futuro quase imediato. Com a possibilidade de reeleição, concordo, fica difícil para os atuais azedarem seus votos.
E, por tudo que temos visto e lido, é sempre importante lembrar aos jovens de hoje, que poderão estar nas disputas políticas no futuro, ou em cargos importantes com famílias bem constituídas, que não fiquem escrevendo bobagens ou se comprometendo em suas mensagens, pois, sem dúvida, a continuar o mundo como está, alguém vai cobra-los em momentos interessantes de suas vidas. Portanto, cuidado!