Eis a problemática questão: o ‘lá’ é ou não é melhor do que o ‘aqui’? A impressão que sempre tivemos é que para a maioria das pessoas o ‘lá’ sempre foi e eternamente será melhor do que o ‘aqui’. Entretanto quando o ‘lá’ se tornar o ‘aqui’ todos simplesmente buscarão um novo ‘lá’, que outra vez parecerá melhor do que o ‘aqui’. A vida é uma busca constante e interminável do ‘lá’. Ninguém se conforma que o ‘aqui’ possa ser o suficiente. As criaturas sempre buscam a melhor parte da vida que todos apelidam de futuro. Nem sempre ele tem tido o melhor dos significados para a vida de cada um. Enquanto nosso organismo busca o apogeu da compostura física, a mente busca a materialização das vontades.
Essas vontades e sonhos são os pequenos tesouros enclausurados no ‘lá’, um tanto distante do ‘aqui’. Insistentemente o ‘lá’ nos fascina, porque cheira a novo, a belo e parece ter sido folhado por um dos mais cobiçados brilhantes. Os abastados economicamente não se conformam que os seus ‘aquis’ sejam o suficiente para trazer-lhes alegria e bem- estar como pretendem. Preferem, como loucos, buscar o ‘lá’ que se aninha a centenas de rostos suados e olhos lacrimejados de dor e sofrimento, sacrificando, por vezes, tantos outros que jamais conseguiram em suas trajetórias sair de seus ‘aquis’. Para isso escravizam, pisoteiam, maltratam e humilham pessoas, sejam elas estranhas ou não. Alguns atletas iniciam suas vidas profissionais nos campos de várzeas, entretanto nunca deixam de aspirar que o destino lhes coloque aos pés uma seleção tão sonhada.
Os políticos começam suas jornadas na vereança de pequenos vilarejos almejando um dia poderem desfrutar dos mais altos cargos executivos ou legislativos da Nação. Todos, num só desejo, buscam sair do ‘aqui’ para alcançar a figura iluminada do ‘lá’. Quando somos crianças almejamos rapidamente as delícias da juventude e quando nela estamos buscamos a qualquer custo as prerrogativas da fase adulta. Nunca conformamos com nosso ‘aqui’, mesmo sabendo que ele tem sido o ‘lá’ tão almejado e, às vezes, inalcançável por milhares de pessoas. É preciso que compreendamos que ele já nos foi uma grande conquista, enquanto muitos ainda permanecem em seus “aquis” por nós há tempo ultrapassados. Chegar no ‘lá’ a qualquer custo só é plausível quando se busca benefícios humanitários em quaisquer das ciências. Aí acho que Deus nos perdoa pela gula da evolução. De outra forma é importante saber que o sair do ‘aqui’ em busca do ‘lá’ é um processo natural. É um crescimento interno e paulatino em direção da racionalidade. Assim que chegamos ao mundo somos agraciados com uma série de ferramentas indispensáveis para a construção do nosso universo.
Essas ferramentas têm apelidos notadamente importantes: fé, bondade, humildade, compreensão, perseverança e tantos outros que fazem da vida esse sonho de amor. Chegar no ‘lá’ rapidamente vai da habilidade, do esforço e da maneira de agir com cada uma dessas ferramentas. Na vida nós decidimos. Deus nos coloca a tela, mas a mistura da tinta e os pincéis são nossas escolhas. Façamos da vida nosso melhor desenho. Nossas perguntas terão sempre as nossas respostas, basta que tenhamos coerência e sabedoria para perguntar e responder. Agora, cá para nós, pergunte a você se quando o seu ‘aqui’ estiver de mãos dadas com o fim dos seus dias vai querer, como sempre quis, atingir seu último ‘lá’? Duvido que queira.