Muito se fala sobre a liberdade e a importância do respeito à individualidade de cada pessoa. Mas até quando é importante reconhecer o seu significado, para que os limites não sejam ultrapassados? Seria o respeito, a base para a construção de uma sociedade que, hoje, é fincada em pré-conceitos e culturas enraizadas? Muitos dizem que a geração atual está cheia de regras e que isso está tornando o mundo chato. A verdade é que estamos mais atentos ao respeito e aos limites da liberdade, o que é muito bom e pode trazer benefícios a todos.
Uma forma simples de exercer a sua liberdade sem causar danos, é colocando-se no lugar do outro. Até que ponto a minha opinião é importante e irá refletir sobre o mundo a minha volta? Será que a minha opinião afetará o outro negativamente? Colocar-se no lugar do outro e exercer a alteridade1 em relação às pessoas traz benefícios para todas as áreas da sua vida. Os relacionamentos, sejam eles profissionais, familiares ou de amizade, ganham força, quando um indivíduo passa a considerar a visão do outro antes de tomar uma decisão que impacte sobre ele e a sociedade a sua volta. Trata-se de um gesto de maturidade, sabedoria, experiências diárias e, sobretudo, respeito.
Quando há respeito no ambiente de trabalho, por exemplo, as coisas fluem melhor, uma vez que, os colaboradores desprezam a visão de rivalidade, para focar na parceria, foco, produtividade e trabalho em equipe. À medida em que isso acontece, a empresa é beneficiada, por contar com um time unido e comprometido, ou seja, as pessoas se sentirão à vontade para expor seus pontos de vista sem medo de serem julgadas.
A ideia de respeito à individualidade é um conceito que não está restrito a gênero, religião, orientação sexual, etnia e outros. As instituições, de modo geral, que respeitam e celebram essa cultura da diversidade, reforçam positivamente, sua postura no mercado, no clima de trabalho, na motivação de seus colaboradores, no atendimento aos clientes, na qualidade de seus produtos ou serviços e, consequentemente, nos resultados.
Não existe fórmula para que uma pessoa seja capaz de mudar o mundo à sua volta. Todavia, a reflexão que eu trago aqui é que você, moldado em comodismo, seja um agente de mudanças. Exerça o respeito como lema de vida. Possua flexibilidade e capacidade de resiliência para administrar conflitos internos e externos. Faça o bem sem criar expectativas. Faça-o pela diferença na sua vida, pela gentileza do seu coração. Respeite o outro como ele é. Seja uma pessoa prudente e honesta consigo mesma. Henry Ford, célebre empresário e grande contribuinte da cultura da administração já dizia: “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.”