Eu não consigo fazer isso!
Ah, se eu pudesse! Ah, se eu tivesse!
Não tenho tempo!
O meu parceiro nunca vai aceitar isso!
Quantas vezes reagimos com essas frases? Você sabia que todas elas são reativas? E está tudo bem, às vezes somos assim mesmo. O problema é quando isso se torna um hábito.
Reagir a todo o momento tira o nosso poder de comando da nossa vida, e então passamos a ser comandados pelo outro, pela situação, pelo sistema, pela moda...Nos tornamos refém! Nos sabotamos! Não realizamos! Patinamos!
Quem tem um objetivo precisa chegar até ele, logo, reagir aos obstáculos não ajuda em nada.
Trocar a reatividade pela proatividade é trazer o poder, a responsabilidade, é olhar o objetivo.
É trocar:
“Eu não consigo fazer isso” por “Eu vou procurar alternativas para fazer isso”
“Ah , seu eu pudesse!” por “Ah, eu vou fazer!”
“Não tenho tempo!” por “Vou organizar o meu tempo”
“O meu parceiro nunca vai aceitar isso!” por “Eu vou encontrar uma forma possível para meu parceiro aceitar isso!”
Percebem que isso é sair da posição de vítima e se olhar com respeito e acolhimento, é encarar seu papel hoje e seguir no seu ritmo para atingir o que deseja.
A todo o momento somos bombardeados com estímulos externos,e o como vamos reagir à eles é o que faz a diferença. Esse é o verdadeiro sentido da liberdade, do poder! Nossa liberdade de escolha.
Viktor Frankl, neuropsiquiatra austríaco e um dos autores mais estudados da psicologia, que sobreviveu aos campos de concentração da Alemanha nazista, em meio aos maiores horrores, viu que poderia decidir como reagiria aquele absurdo, e que ali morara a sua liberdade de escolha de criação de algum sentido naquele absurdo. Ele afirma em seu livro “Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.”
Podemos criar o nosso caminho no nosso ritmo, com mais ação e menos desculpas, menos reações. Sair da defensiva, e mesmo sendo influenciados pelo meio que vivemos, seguirmos na busca, sem nos deixar afetar pelo outro, como na frase da ex- primeira dama e famosa dos Estados Unidos e defensora dos direitos humanos, Eleanor Roosevelt: “ Ninguém pode feri-lo sem o seu consentimento.”
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Se coloque no lugar de observador de você mesmo e tente escutar as suas falas, as suas reações perante aos estímulos. Sua fala é reativa ou proativa?
Assuma a sua responsabilidade, chega de reagir e sofrer, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +