Dores nos punhos, cotovelos, costas e pescoço compõem a síndrome da má postura causada pelos laptops, que já ganhou até um nome: “laptoptite”. O laptop, também conhecido por notebook, é um computador portátil, leve, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade. O uso prolongado desses equipamentos tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações. O formato do aparelho, não proporciona uma boa ergonomia, causando uma má postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
O especialista americano em reabilitação Kevin Carneiro, cunhou o termo “laptoptite”, em analogia a doença como a tendinite, para designar os problemas causados pelo aparelho. Nos últimos anos, vem aumentando muito a incidência de dores causadas pelo uso excessivo dos: laptop, notebook, tablet e celular; quanto menor o equipamento, maior o risco. O problema é a postura errada, a pessoa deita na cama e quer resolver tudo no laptop, isso porque a grande maioria dos usuários, utilizou o equipamento durante toda jornada de trabalho, esse excesso ou melhor, a exposição quase que permanente diante ao equipamento, acaba sendo um problema. O ideal seria usar esse tipo de computador só para emergências e viagens; o uso de cadeiras adequadas, suporte e teclado sem fio, melhora a ergonomia do usuário promovendo uma boa postura e consequentemente minimiza o surgimento de dores.
Atenção nos sinais de problemas: dores no pescoço e nos ombros; dores na parte de cima da cabeça e dor lombar. Segue então algumas dicas durante o uso desses equipamentos tão úteis, na grande maioria são utilizados no trabalho e muitas vezes é uma ferramenta de lazer e entretenimento. 1ª dica: Optar por um modelo mais leve para não sobrecarregar as costas durante o transporte e utilização; 2ª dica: Acoplar teclado e mouse no laptop/notebook (facilita a posição correta do corpo); 3ª dica: Usar suporte que mantém a tela aberta na altura correta (melhor visualização); 4ª dica: Não usar laptop, notebook e tablet por mais de quatro horas por dia; 5ª e última dica: Fazer micropausas de aproximadamente 20 minutos a cada uma hora de trabalho no computador.