Podemos notar que, atualmente, os consumidores estão cada dia mais exigentes quando o assunto é produto, porque buscam muito mais que um produto ofertado por uma marca ou lojas, buscam por experiências e conceitos para seu estilo de vida, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente.
O comportamento do consumidor é formado por fatores intrínsecos e extrínsecos que envolvem a aquisição de produtos ou serviços para atender as necessidades e desejos do ser humano que pode ser entendido mais a fundo através do estudo de algumas variáveis, como: cultural, social, pessoal e psicológico. Todos esses fatores influenciam o comportamento de aquisição do cliente.
A publicidade tem a possibilidade de moldar as necessidades humanas, transformando essa condição natural da vida em desejo. Quando existe uma necessidade básica de alimentação, por exemplo, a publicidade pode converter um produto simples, o qual satisfaz essa necessidade, por um produto melhor que atenda sua satisfação pessoal e ainda o status social ou o desejo.
Porém com a diversidade das marcas existentes no mercado e das inúmeras áreas, alimentícia, eletroeletrônico, vestuário etc., o consumidor procura por aquela compatível com seu estilo de vida, que atenda seus desejos, necessidades, possa proporcionar experiências e, principalmente, supere suas expectativas.
O consumidor ao comprar um produto não está adquirindo um simples objeto ou uma marca. Atrás disso, existem vários outros fatores essenciais, que muitas vezes não se englobam no valor do produto, como transparência, emoção, personalidade da marca que, antes da inserção do produto no mercado, são estudados e que ocasionam mudanças no comportamento do consumidor.
Toda essa mudança de perfil, diferente da postura do passado quando aceitava o que as empresas ofereciam, faz com que, hoje, o consumidor seja criterioso em suas escolhas, levando as empresas a investirem e investigarem o comportamento dele para implantar um processo de melhoria constante.
No atual cenário que o nosso país vive, podemos verificar que o consumo é impactado pelo valor, ou seja, pela situação econômica do consumidor, ocasionando assim a compra conforme seu padrão econômico.
Embora existam essas diferenças econômicas, o consumidor continua exigente com sua compra, pois as mídias digitais proporcionam maiores informações e conhecimento ao consumidor, tornando-o, assim, cada vez mais criterioso em suas escolhas, seja pela marca do produto, seja pela necessidade ou pelo que ele ocasionou em sua vida.
Dessa forma, a tecnologia está favorável ao crescimento e à facilitação da vida do consumidor ao oferecer vários aplicativos de compras que possibilitam interação em tempo real sobre a negociação e a entrega.
No passado, as empresas preocupavam-se em atender a necessidade do cliente, o que ainda ocorre, mas, atualmente, as empresas que proporcionam “experiências aos consumidores”, essas sim, possuem uma visão diferenciada perante o mercado consumidor, pelo fato de a experiência vivenciada poder tornar-se inesquecível.
No entanto, cabe ressaltar que essa experiência também corre o risco de tornar-se traumática, por isso existem o Procon, que cria leis para proteger e defender o consumidor, e o Inmetro, que fiscaliza a padronização adequada dos produtos.
Mediante esse cenário de mudanças no comportamento do consumidor e das formas de comprar, uma questão torna-se imprescindível: Empresário, você conhece o seu consumidor?