Quero iniciar minha fala dizendo da alegria, emoção e prazer em estar aqui, renovando, reafirmando meu compromisso junto a esta entidade que tanto amo e iniciando com o aval da Irmandade e do Conselho, meu quinto mandato. Mas antes de falar sobre a continuidade, eu não posso deixar de fazer alguns agradecimentos, pois a gratidão é a memória do coração e durante os dois últimos anos, recebemos inúmeras manifestações e ações de apoio em prol da nossa causa.
Foram ajudas vindas de nossos médicos, a alma da nossa entidade, onde oportunamente agradeço ao Dr. Fabiano Leone – Diretor Técnico e ao Dr. Atílio Pozzobom – Diretor Clínico, pela atuação junto ao Corpo Clínico. Agradeço emocionado aos funcionários, voluntários, fornecedores, vereadores, deputados, prefeitos da região, que estão entendendo a importância do nosso trabalho, enfim, ao poder público como um todo. Na verdade, foi o apoio de cada um de vocês que estão neste auditório. A todos vocês muito obrigado!
Só chegamos até a este momento, porque vocês estiveram do nosso lado. Quando digo “nosso”, faço referência aos meus amigos e companheiros de Diretoria, que mesmo diante de muita dificuldade e desafios, momento algum recuaram ou esmoreceram, pelo contrário, junto com meus familiares e a equipe Complexo Santa Casa, foram meu alicerce. Inclusive, neste momento, peço licença para, em nome de minha mãe, dona Daisy Góes Liévana, agradecer todos os voluntários, agradecer meus irmãos (Paulo e Flávio), meus amados filhos (Danilo e Fernanda), toda minha família por abraçarem comigo a causa do Hospital.
Aos meus diretores digo, olhando para cada um, vocês são minha força e eu me sinto muito entusiasmado para seguir lutando pela Santa Casa por mais dois anos. Tenho um prazer enorme em tê-los ao meu lado. Me faltam palavras para demonstrar toda admiração e gratidão que tenho por cada um. Todos vocês são igualmente muito importantes para a Santa Casa.
Há dois anos estive neste mesmo lugar, me comprometendo com vocês em retornar com os atendimentos da neurologia, grande anseio da nossa comunidade. Foi um grande desafio e com o apoio de todos, conseguimos trazer profissionais qualificados para atuar na neurologia clínica, hoje uma realidade em nossa instituição. Não vamos parar por aqui. Nosso objetivo é restabelecer também a neurocirurgia o mais rápido possível. Não vamos desistir!
E para seguirmos em frente, buscando uma Saúde melhor para todos, precisamos ter ao nosso lado nossos representantes políticos, nossas autoridades, legítimos representantes da nossa gente. Eu e todo o Complexo Santa Casa de Votuporanga contamos com a força e expressiva representatividade de vocês.
Inclusive, preciso mencionar também o trabalho de alguns deputados que fizeram a diferença e nos ajudaram demasiadamente. Nos últimos dois anos – 2017/2019, recebemos emendas federais e estaduais dos deputados:
Muitos deputados ajudaram com a destinação de emendas para custeio, compra de novos equipamentos como máquinas de hemodiálise, servidores, cardioversores, ultrasson portátil, focos cirúrgicos de teto e solo, secadoras de traqueias, lavadoras extratoras de roupas hospitalares, eletrocardiógrafo, ventiladores pulmonares pressométricos, computadores e dezenas de outros equipamentos e materiais hospitalares, deixando nossa Santa Casa com um parque tecnológico moderno, preparado para salvar vidas. Foi graças a esses recursos que adquirimos materiais e medicamentos, garantindo que não faltasse nada para a assistência e cuidados de nossos pacientes. Afinal, eles são a razão de nossa existência. É para eles que trabalhamos com tanto empenho e amor.
A medida que os recursos chegarem, como já de costume, divulgaremos para a nossa comunidade e faremos a prestação de contas do recurso.
Quero agora compartilhar uma alegria pessoal com vocês. A Diretoria está recebendo um reforço muito importante que sem dúvida alguma contribuirá para alcançarmos nossos objetivos dentro da instituição. A grande novidade é a vinda do meu amigo/irmão Amaro Rodero como diretor financeiro, profissional renomado, que atou em grandes empresas pelo país, inclusive trabalhando com multinacionais, com um currículo respeitável e invejável. Em nome dos demais companheiros de Diretoria, seja bem-vindo Amaro.
Sobre o compromisso que renovo com vocês esta noite, quero dizer que sempre estive muito focado e preocupado em oferecer atendimento humanizado. Esse sempre foi meu objetivo, mas agora, eu quero comunicar que além de seguirmos com a busca incessante pelo atendimento de qualidade e humanização, vamos também fazer da nossa Santa Casa um modelo de gestão e eficiência. Vamos avançar em nossos processos, rever nossas rotinas, implantar protocolos clínicos, enfim, vamos melhorar todas as áreas e serviços que ofertamos para a nossa população. Nosso objetivo é alcançar a excelência. A proposta é amadurecer, profissionalizar ainda mais a gestão desse grande Complexo de Saúde que se tornou a Santa Casa de Votuporanga.
Os nossos AME’s (Votuporanga, Santa Fé do Sul e Jales) já estão fazendo sua parte, conquistaram nos últimos anos certificação ISO, ONA, figuraram no ranking de melhores empresas para trabalhar e, nós, Santa Casa de Votuporanga, precisamos novamente assumir nosso protagonismo no cenário nacional, pois milhares de pessoas dependem e precisam do nosso melhor.
Contudo, ninguém faz nada sozinho. A união, o amor ao próximo e a nossa missão de acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de todos nós, nos trouxe até aqui. Para irmos além, conclamo todos vocês para que assumam comigo e com toda minha diretoria essa responsabilidade. Nós queremos e precisamos do comprometimento e engajamento de cada um de vocês. Encerro minha fala dizendo: “Nenhum de nós e tão bom quanto todos nós juntos.”
O texto acima foi extraído do discurso de posse do provedor da Santa Casa Luíz Fernando Góes Liévana, na noite desta terça-feira, dia 10.