Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Incrível dia, meu querido amigo! É sempre uma alegria nosso encontro semanal, refletindo e evoluindo juntos!
Esta semana está recheada de bons temas: aniversário da nossa cidade, ah, nossa Votuporanga, algumas histórias de superação das Olimpíadas que poderíamos compartilhar, mas escolhi, dentre elas, falarmos sobre o Dia dos Pais!
Como você sabe, estou estudando há 8 anos o comportamento e o desenvolvimento humano, e estamos juntos aqui desde o dia 22/01/2017, logo, são 394 encontros evoluindo, semana a semana. E quanto mais estudo, mais vejo que existe um mundo de possibilidades para crescermos. Existem muitos “mundos” que não conhecemos, que a cada dia podemos enxergar mais e aprender! Porém, tem algo que rege tudo, algo que não muda, que é princípio, e que coloquei detalhado no meu último livro, InspireSer, Inspire Ser Você, nas páginas 42 e 43, que tem tudo a ver com o nosso tema de hoje: honrar pai e mãe é o segredo que rege a prosperidade na nossa vida.
Aliás, é um dos Dez Mandamentos. Está em Êxodo 20:12 e Deuteronômio 5:16: “Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.”
Logo, tenho certeza de que isso é o caminho para a vida plena, pessoal, espiritual e material. Comprovo isso a cada dia.
Nada mais é do que cada um de nós viver grato pela vida que nos foi dada pelo nosso pai e nossa mãe, ou seja, eles nos deram o nosso maior bem — a vida, e ponto! Isso basta! E é nosso dever seguir nosso caminho sem reclamar pelo que não tivemos, apenas fazendo o que tem que ser feito com a vida que nos foi dada. Quem não faz isso, quebra o maior princípio de todos e acaba tendo percalços pelo caminho…
E como vamos falar hoje sobre os pais, vou começar com o significado da palavra “pai” em hebraico.
Pai se escreve com duas letras: ÁLEF (A) e VÊT (V).
Em cada letra há um significado. A letra ÁLEF significa: força, autoridade; já a letra VÊT significa: casa, habitação. Então, a junção das duas letras — ÁLEF e VÊT — formam a palavra — FORÇA DA CASA (que é o pai). Força de ação, força da casa, da vida!
Eu explicaria isso de uma forma simples: dentro do homem, há um pai; quando você recebe a vida dele, é como se viesse com ela o recado: FILHO, VOCÊ É FORTE! VOCÊ TEM O PODER DE REALIZAR, ESCOLHA E FAÇA!
Assim como o recado que vem com a mãe é: Filho, a terra é abundante, tudo que você escolher semear e cuidar, vai florescer.
Do pai recebemos a força de realizar, de agir, de lutar pelo que queremos!
Cada pai, ao ver o filho nascer, lhe dá energia, força de realização, de conquistar o que ele quiser! Pai é força! É a força que nos faz agir, ir para o mundo!
Segundo Bert Hellinger, um estudioso alemão que simplificou as leis da vida em seus estudos e que gosto muito: “Somente na mão do pai a criança ganha um caminho para o mundo. As mães não podem fazê-lo. O amor dele não é cuidadoso como o amor da mãe. O Pai representa o espírito. Por isso o olhar do pai vai para a amplitude. Enquanto a mãe se move dentro de uma área limitada, o pai nos leva para além desses limites.”
Cada um de vocês, pais, são bússolas na vida dos seus filhos, guiam o caminho, direcionam! É com vocês que aprendemos o caminho do bem, os princípios do Grande Arquiteto do Universo, essa é a função do pai: nos guiar!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Quero deixar neste dia dois pontos para refletirmos, e o primeiro é a força do amor do pai na vida dos filhos! Começando por ele, quero agradecer ao meu pai, do qual recebi essa minha força de agir, de andar por esse mundo afora, sem medo!
E quero também compartilhar com você uma parte do discurso que meu filho fez há alguns anos para um grupo de pais: “Meu pai tinha 25 anos e ficou enlouquecido de felicidade quando recebeu a notícia de que eu já estava na barriga! Decorou as paredes do meu quartinho com uma coleção de carros, aliás, dos meus brinquedos de infância, a única coisa que guardo é essa coleção! E deve ser daí que vem minha paixão pelos carros. Cheguei no dia 21/11/97
e trouxe para o meu pai a inspiração para ir atrás dos seus sonhos!
Pai, você é meu herói! Aliás, o pai sempre é o herói para os filhos!”
O segundo ponto é a nossa reflexão sobre estarmos no propósito de construir a nossa vida, ou seja, honrando a vida que nos foi dada. Estamos fazendo isso?
Feliz DIA DOS PAIS!
Que possamos tomar essa força que nos foi dada pelo nosso pai e seguir, realizando, dia a dia!
Só assim iremos prosperar, eu garanto, é o princípio!
Seguimos juntos honrando a vida que nos foi dada, por um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +