A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento
Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social (Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
De acordo com dados do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo de São Paulo, os índices de isolamento social caíram em Votuporanga nos últimos úteis. O percentual em todo o estado neste domingo (19) foi de 59% – até o fechamento desta edição os números desta segunda-feira (20) não haviam sido divulgados.
Em Votuporanga, anteontem o índice foi de 65%, portanto acima da média estadual. Já no sábado (18) foi de 58%. No entanto, nos últimos dias úteis, o percentual de isolamento caiu em comparação ao início da quarentena, o que mostra que muitas pessoas estão no limite.
Na sexta-feira (17), o Simi-SP registrou 53% de isolamento, na quinta-feira (16), 54%, e na quarta-feira (15), 55%. Conforme o Governo do Estado, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.
O Governo explica que as informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.