Secretaria da Fazenda disse que o imposto é uma fonte indispensável de receita para o custeio dos serviços de Saúde
Os vencimentos são nos dias 12, 14, 16 e 18, variando de acordo com a localização do imóvel (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O vencimento das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) segue normalmente em meio a quarentena imposta para a contenção ao avanço do Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal da Fazenda em resposta a um questionamento do jornal A Cidade.
A dúvida foi levantada diante da grande dificuldade financeira que muitos estão passando em razão do fechamento do comércio. Essa semana o governo federal anunciou que irá subsidiar a conta de energia elétrica de nove milhões de brasileiros da chamada tarifa social. O governo do estado suspendeu a tarifa de água de 506 mil famílias e a cobrança da dívida ativa. Por isso havia expectativa sobre uma ação semelhante do município.
Na nota, a Secretaria da Fazenda afirmou que o IPTU é uma fonte indispensável de receita para o custeio dos serviços de assistência à Saúde prestados pelo município e pagamento de fornecedores.
“A Secretaria Municipal da fazenda informa que os vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) seguem normalmente referente ao mês de abril. A orientação, neste momento, é que os munícipes deem preferência para os meios eletrônicos, evitando atendimento presencial”, diz o material.
A Prefeitura divulgou ainda um link para a consulta do débito para que não haja aglomeração de pessoas na Central de Atendimento do Poder Executivo em momento de pandemia. O serviço pode ser acessado pelo site da Prefeitura (www.votuporanga.sp.gov.br) na aba “Links” ou em “Serviços ao Cidadão”.
A central de atendimento da secretaria da Administração ainda possui número exclusivo via aplicativo de mensagens para a prestação de serviços, sendo o (17) 99754 – 6916, e ainda o e-mail atendimento@votuporanga.sp.gov.br, além do telefone (17) 3405 – 9700, ramal 9714.
Por meio do aplicativo de mensagens, WhatsApp, a Prefeitura consegue enviar e receber documentos, comprovantes de pagamento, solicitações a serem protocoladas, boletos, carnês de IPTU e informações gerais.