Simi-SP: a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento
Votuporanga caiu no ranking do isolamento (Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga que há algumas semanas estava muito bem no ranking do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do Governo do Estado de São Paulo, caiu nos últimos dias. A cidade chegou a figurar entre as melhorar de SP, porém anteontem obteve 65% de isolamento, ficando na 19º posição.
Até o fechamento desta edição, os números de ontem não haviam sido divulgados. Na segunda-feira (20), a cidade registrou 56% e na terça (21), feriado, 65%. Na quarta (22) e quinta (23) e sexta-feira (24), o município teve 53% de isolamento e no sábado (25), 59%.
A central de inteligência, conforme o Governo do Estado, analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. “Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras”, explicou o Governo.
Ainda segundo o Estado, o Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. “As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, esclareceu o Governo.