De acordo com a estimativa feita pelo IBGE, enquanto a vizinha ganhou 4.706 moradores na última década, Votuporanga obteve 10.646 novos habitantes
Enquanto a “Terra Moça” ganhou 4.706 moradores, as “Brisas Suaves” atraíram 10.646 novos habitantes (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Como mostram os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na última sexta-feira (29) pelo A Cidade, Votuporanga tem mantido uma média de crescimento bem acima das demais cidades da região, superando, inclusive, a estadual (12,2%) e nacional (11%), registrando 12,5% de crescimento populacional na última década.
Exemplo disso é que Votuporanga cresceu mais que o dobro que a cidade vizinha, Fernandópolis, na última década. Enquanto a “Terra Moça” ganhou 4.706 moradores, as “Brisas Suaves” atraíram 10.646 novos habitantes.
Assim, a vizinha que já chegou a andar ombro a ombro com Votuporanga, no quesito desenvolvimento, agora é vista apenas pelo retrovisor com uma população estimada em 69.402 moradores contra 95.338 votuporanguenses.
100 mil
Outro dado levantado pela reportagem é que se manter a média de crescimento anual, em 2025 a tão esperada marca dos 100 mil habitantes poderá ser superada.
Há quem diga, aliás, que esse número já foi batido há tempos, mas, enquanto outro censo não for realizado, o jeito é se contentar com as estimativas oficiais do IBGE.
(Colaborou Fernanda Cipriano)