Nem o lockdown aos domingos foi capaz de aumentar o isolamento, que, aliás, nesses dias, foi menor que em domingos anteriores
Nesta última semana, Votuporanga se manteve abaixo de 50%, porém registrando números superiores, aos de São José do Rio Preto (A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Nos últimos quatro meses Votuporanga manteve uma média de 45% a 50% no índice de isolamento social, realizado pelo Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo). Nesta última semana, a variação continuou e registrou 46% anteontem, uma queda de 4%, comparada ao domingo passado em que registrou 50%.
Ainda que os números sejam favoráveis, o município se mantém na fase laranja e seu índice é menor que o de outras cidades que estão na fase amarela. Logo, municípios em que estão permitidas a abertura de restaurantes e bares, têm conseguido taxas de isolamento melhores que as daqui.
Na última semana, Votuporanga se manteve abaixo de 50%, porém registrando números superiores a São José do Rio Preto, por exemplo. Enquanto o município votuporanguense registrou médias de 40% a 50%, Rio Preto se manteve entre 36% e 48%; mas iniciando a semana com um índice de isolamento 1% maior que o da cidade.
Índice no lockdown
Nem mesmo o lockdown foi capaz de aumentar a taxa de isolamento na cidade, aliás, nos dias em que ele vigorou, (dias 26 de julho e 9 de agosto), o município registrou os menores índices, com 48% e 40%, respectivamente, enquanto que no dia em que o comércio funcionou normalmente, graças a uma liminar conquistada pelo Sincomércio (2 de agosto) o sistema marcou uma taxa de 52%.