Idosos e pessoas com comorbidades terão preferência para votar entre as 7h e as 10h
Em Votuporanga, pouco mais de 18 mil pessoas fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e poderão votar das 7h às 10h (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Pessoas que fazem parte do grupo de risco no contágio da Covid-19 terão horário preferencial nas eleições municipais deste ano, segundo o divulgado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Em Votuporanga, pouco mais de 18 mil pessoas fazem parte deste grupo e poderão votar das 7h às 10h. A recomendação aos eleitores que não pertencem a este grupo é aguardar para ir votar apenas após as 10h.
Apesar de o voto não ser obrigatório para maiores de 70 anos, o grupo de risco para o contágio se inicia aos 60 anos, além de pessoas portadoras de comorbidades. Mesmo com a medida e o pedido do Tribunal, o horário não é exclusivo e a votação vai estar aberta a todos os eleitores.
Robson Henrique da Silva Oliveira, responsável pelo Cartório do município, explicou ao jornal A Cidade, que o horário definido para o grupo de risco não é exclusivo, por isso a recomendação da instituição é que quem não faz parte do preferencial espere para votar após as 10h. “Também, ao longo do dia da votação, todos os que têm preferência de atendimento garantida por lei terão esse direto respeitado”, disse.
Para isso acontecer as filas estarão previamente organizadas, inclusive, com marcação no chão, com distanciamento entre pessoas (pelo menos um metro). Também não haverá contato físico com os mesários.
Quem não votar
O voto não é facultativo, com isso, o eleitor com menos de 70 anos, tem que votar. Se não votar, precisa justificar. Quem não votar e não justificar dentro do prazo de 60 dias, leva multa de R$ 3,51, e fica com o título irregular, não consegue, por exemplo, se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou RG.
A justificativa de voto esse ano poderá ser feita por meio do aplicativo e-titulo que pode ser baixado no celular.