A Taboado foi eleita a melhor cachaça envelhecida e recebeu a premiação na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
O casal Charles e Luciane Tilhaque, criador da bebida, foi premiado na capital (Foto: Cachaça Taboado)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Cachaça Taboado, produzida em Votuporanga, foi escolhida a melhor cachaça do Estado de São Paulo na categoria envelhecida durante o Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, também chamado de Cachaça SP. A entrega da premiação ocorreu na noite de terça-feira (3), em uma cerimônia realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na capital.
O casal Charles e Luciane Tilhaque, criador da bebida, foi premiado com medalhas, e a cachaça vencedora será identificada com a certificação no rótulo. Entre os rótulos produzidos pela Taboado, estão cachaças envelhecidas por um ano em barris de carvalho, bálsamo e amburana. Para serem classificadas como envelhecidas, as bebidas precisam ter, no mínimo, 50% de seu volume armazenado em recipientes de madeira por mais de um ano.
No total, 78 rótulos de diferentes produtoras paulistas participaram da avaliação, divididos em três categorias: branca, armazenada e envelhecida. As cachaças foram avaliadas sem a identificação das marcas por um júri composto por 20 especialistas e apreciadores voluntários.
A avaliação levou em conta 16 critérios, incluindo: limpidez e brilho da bebida, aroma, corpo, retrogosto, agradabilidade e a sensação do álcool na garganta (se agressivo ou suave). As cachaças receberam pontuações que determinaram suas classificações em três níveis de qualidade: bronze (70 a 79 pontos), prata (80 a 89 pontos) e ouro (90 a 100 pontos). Entre os participantes, 51 cachaças foram certificadas com qualidade ouro, 23 com prata e quatro com bronze. As cinco melhores cachaças de cada categoria foram premiadas durante a cerimônia.
Com a criação do concurso, o Governo do Estado de São Paulo busca valorizar a produção de cachaças na região, incentivando a qualificação e a divulgação dos produtos paulistas.
Após muito estudo, o Charles e Luciane lançaram a Cachaça Taboado no dia 30 de julho de 2021. A sede da empresa fica no bairro Portal dos Lagos, na zona Sul de Votuporanga. “Nossa vitória trouxe um sentimento de orgulho, gratidão e principalmente alegria e felicidade! Ficamos muito felizes em ver que nosso esforço e muitos anos de estudos foram reconhecidos. Estamos muito gratos pelo apoio de todos e, principalmente, de nossos clientes. Nosso reconhecimento reforça a vontade de elevar Votuporanga como uma referência de produções de cachaça. Nosso desejo agora, é avançar e conquistar mais prêmios, ampliando o conhecimento da Cachaça Taboado, tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. Nossa vitória foi um incentivo para trazer orgulho a Votuporanga”, destacou o casal, em conversa com a reportagem do jornal
A Cidade.