O valor da dívida dos munícipes inadimplentes é superior a R$ 11 milhões, de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito
Mais de 13% da população de Votuporanga está na lista de ‘caloteiros’ do SPC (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Manter o “nome limpo” financeiramente é essencial para garantir boas oportunidades e estabilidade econômica. Um histórico positivo de crédito facilita o acesso a financiamentos, empréstimos e cartões com melhores condições, além de evitar restrições que podem dificultar até mesmo a contratação de serviços básicos, como aluguel de imóveis e linhas telefônicas. Em Votuporanga, mais de 13% da população está na lista de inadimplentes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Dados colhidos pela reportagem do jornal
A Cidade junto à Associação Comercial de Votuporanga (ACV) mostram que atualmente há 13.247 pessoas registradas no banco de dados da Equifax/Boa Vista SCPC. No ano passado, o município superou a marca de 100 mil habitantes, conforme a estimativa oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com os números, a cidade segue crescendo em ritmo acelerado e teria ganhado mais de 3,5 mil moradores em apenas dois anos, o que a fez superar o marco histórico.
Somente no ano passado, 6.261 pessoas entraram para a lista dos “nomes sujos” no banco de dados da Equifax/Boa Vista SCPC. Por outro lado, 2.894 munícipes saíram do cadastro. “Atualmente, o valor acumulado dos registros referentes aos inadimplentes registrados no banco de dados da Equifax/Boa Vista corresponde ao total de R$ 11.595.237,38”, explicou a ACV.
Para sair da lista de inadimplentes do bando de dados da Equipfax/Boa Vista SCPC, o devedor precisa, primeiramente, identificar a dívida. Para isso, a pessoa pode consultar gratuitamente o seu CPF no site do consumidorpositivo.com.br ou no balcão de atendimento da Associação Comercial (rua Mato Grosso, 3.545, no centro da cidade).
Posteriormente, a pessoa deve entrar em contato com a empresa ou instituição com a qual tem a dívida e tentar negociar um acordo de pagamento. Muitas empresas oferecem descontos e condições especiais para quitação de dívidas, facilitando a regularização da situação.
Após chegar a um acordo, a o devedor precisa efetuar o pagamento da dívida conforme as condições estabelecidas. “Guarde o comprovante de pagamento, pois ele será importante para comprovar a quitação da dívida. Após o pagamento, entre em contato com a empresa ou instituição que negativou o seu nome e solicite a exclusão do seu nome da lista de inadimplentes. A empresa tem até 5 dias úteis para retirar o seu nome da lista após o pagamento da dívida. Após solicitar a exclusão, acompanhe o processo para garantir que o seu nome seja retirado da lista de inadimplentes”, finalizou a ACV.