Segundo a Prefeitura, falta apenas a instalação dos novos pontos de ônibus para a conclusão das melhorias na avenida
A Prefeitura de Votuporanga pintou a ciclovia e avança agora para a última etapa da revitalização da Emílio Arroyo (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Após quase três anos de obras, o projeto de revitalização da avenida Emílio Arroyo Hernandes, a popular Avenida do Pozzobon, entra na reta final. Nesta semana a Prefeitura concluiu a pintura e sinalização da ciclovia, restando apenas, conforme a Administração Municipal, a instalação dos novos pontos de ônibus.
O projeto de revitalização da via foi apresentado ao público no dia 30 de junho de 2022. Na ocasião foi realizado um grande evento, com a presença de moradores e lideranças políticas, com o anúncio de que a avenida seria transformada no mais novo cartão-postal do município.
As obras, de fato, porém, foram iniciadas apenas no dia 12 de janeiro, quando foram fincadas as primeiras estacas de demarcação das melhorias. A partir de então o projeto foi dividido em várias etapas, que contemplaram nova iluminação, troca do calçamento, drenagem, abertura de novas vagas de estacionamento e paisagismo.
O processo gerou transtornos e algumas reclamações, principalmente por conta de algumas árvores que foram arrancadas no início do projeto. Para “compensar” a Prefeitura anunciou o plantio de 250 novas mudas ao longo de toda a extensão da via.
Boulevard
Quando foi apresentado ao público, o projeto prometia transformar a conhecida avenida do Pozzobon em uma espécie de Boulevard Europeu, abrangendo a integração entre avenidas arborizadas e o convívio social. Para isso, o projeto previa a utilização de artifícios urbanísticos e arquitetônicos como os Parklets e Food Park.
Os Parklets são extensões dos estabelecimentos comerciais sobre o espaço de estacionamento da via pública, promovendo mais amplitude a eles sem atrapalhar o passeio público, ambientado com mesas, cadeiras, floreiras e ombrelones, otimizando o local em área de lazer e convivência.
Esta parte, porém, ainda não foi implementada e deve ser deixada para um outro momento já que, segundo a secretária de Planejamento Urbano, Tássia Coleta, agora, resta somente a instalação dos novos pontos de ônibus, já empenhados e em fase de entrega, para a conclusão das melhorias na avenida Emílio Arroyo Hernandes. “A obra vai impulsionar o desenvolvimento local e garantir mais qualidade de vida à população”, reforçou Tássia em nota divulgada pela Prefeitura.