Votuporanga foi classificada como “Município Turístico” pelo Mapa do Turismo Brasileiro
Votuporanga foi classificada como “Município Turístico” pelo Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga foi classificada na mais alta categoria do Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo Ministério do Turismo, que avalia os destinos turísticos de todo o país. De acordo com a nova classificação, a cidade agora é um “Município Turístico”, status concedido a cidades que concentram os maiores fluxos de visitantes e possuem os principais atrativos e serviços turísticos.
A classificação faz parte das diretrizes do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024-2027. As tradicionais categorias A, B, C, D e E foram substituídas por três grupos: Municípios Turísticos (antigas categorias A e B), Municípios Com Oferta Turística Complementar (antigas C e D) e Municípios de Apoio ao Turismo (categoria E).
Antes da atualização, Votuporanga figurava como um “Município com Oferta Turística Complementar”, (antigas C e D), que corresponde a localidades que possuem atrativos e serviços que complementam a oferta turística da região. Agora, figura no grupo de elite do turismo nacional.
De acordo com o Ministério do Turismo, os Municípios Turísticos são aqueles que concentram os maiores fluxos de visitantes e possuem os principais atrativos e serviços, exercendo papel central no desenvolvimento regional do setor. No caso de Votuporanga, a cidade cumpre esse papel, graças ao chamado turismo de negócios.
O Mapa do Turismo aponta que Votuporanga possui nove hotéis cadastrados, que disponibilizam, no total, 1.051 leitos (quartos), além de ranchos, casas de temporada (AirBNB) e áreas de lazer. Ainda conforme os dados oficiais, os meses de maior fluxo turístico na cidade são janeiro, julho, agosto e dezembro, com destaque para o turismo de negócios e eventos, aventura, cultural e rural.