Levantamento realizado pelo jornal A Cidade ouviu vereadores da cidade sobre a preferência nas eleições deste ano
O levantamento realizado pelo A Cidade teve como objetivo registrar a preferência dos vereadores participantes no momento da consulta Foto: A Cidade
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O jornal A Cidade realizou uma enquete na Câmara Municipal de Votuporanga para conhecer a preferência dos vereadores nas eleições deste ano para os cargos de presidente da República, governador do Estado de São Paulo, dois senadores, deputado estadual e deputado federal. Os candidatos Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) foram os preferidos entre os parlamentares que participaram do levantamento. Ao todo, dez dos 15 vereadores da Casa de Leis participaram da enquete, que teve votação secreta.
A decisão de realizar a votação de forma reservada ocorreu depois de uma primeira tentativa de levantamento, na qual cada vereador seria convidado a informar pessoalmente suas preferências. Na ocasião, vários parlamentares não quiseram declarar os votos. Diante disso, a reportagem do
A Cidade optou por utilizar uma urna, permitindo que cada vereador registrasse suas escolhas sem identificação.
A enquete foi realizada durante a sessão da Câmara Municipal de Votuporanga desta terça-feira (8). Antes do início da votação, a reportagem explicou individualmente aos vereadores como o levantamento seria realizado e esclareceu que os votos seriam depositados em uma urna, sem qualquer identificação do parlamentar.
Entre os nomes apresentados para a Presidência da República, Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, recebeu nove dos dez votos possíveis. O candidato Augusto Cury (Avante) recebeu um voto.
Para o Governo do Estado de São Paulo, o atual governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, recebeu os dez votos dos vereadores que participaram do levantamento. Tarcísio é candidato à reeleição ao cargo.
A Câmara Municipal de Votuporanga é composta por 15 vereadores: Cabo Renato Abdala (PRD), Carlim Despachante (Republicanos), Daniel David (MDB), atual presidente da Casa de Leis, Débora Romani (PL), Engenheiro Gláuber Lima (PSD), Gaspar (MDB), Marcão Braz (PP), Meidão (PSD), Natielle Gama (Podemos), O Wartão (União), Osmair Ferrari (PL), Ricardo Bozo (Republicanos), Sargento Moreno (PL), Serginho da Farmácia (PP) e Vilmar da Farmácia (PSD). Dos 15 integrantes do Legislativo, os vereadores Carlim Despachante, Gaspar e Meidão comunicaram previamente que não participariam da enquete.
Além das escolhas para presidente e governador, a enquete também contemplou as preferências dos vereadores para as duas vagas ao Senado, deputado estadual e deputado federal. Os votos para esses cargos foram igualmente registrados de forma secreta, seguindo o mesmo procedimento adotado para os demais nomes.
O levantamento realizado pelo A Cidade teve como objetivo registrar a preferência dos vereadores participantes no momento da consulta. A votação foi restrita aos parlamentares que decidiram participar da enquete e não representa o resultado de uma pesquisa eleitoral junto ao eleitorado de Votuporanga.