Desde seu primeiro jogo no profissional, CAV tem cinco vitorias, três derrotas e três empates em estreias na segundona, A3 e A2
CAV tenta manter o retrospecto positivo em estreia de competições do Campeonato Paulista (Foto: Rafael Bento/CAV)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Mesmo com a fase vermelha decretada em todo o Estado, a Federação Paulista de Futebol manteve os campeonatos e no fim de semana o CAV (Clube Atlético Votuporanguense) entra em campo pela rodada um da A3. Os jogadores entram em campo já com a missão de manter o retrospecto positivo do clube em estreias no Campeonato Paulista.
De acordo com um levantamento feito pelo A Cidade, desde a primeira partida no profissional do estadual, o clube vem de cinco vitorias, três derrotas e três empates, somadas pelas participações na Segunda Divisão, Séries A3 e A2.
Fundado em 2009, a Votuporanguense fez sua primeira estreia na Segundona em 2010, com uma goleada de 4 a 1 em cima do Ilha Solteira, em partida que ocorreu no estádio municipal ‘Claudio Rodante’, em Fernandópolis. A Alvinegra abriu o placar aos 35 minutos com gol do camisa 6 da época, Wagner da Silva, que inclusive fez seu segundo gol na partida aos 14 minutos do segundo tempo.
O gol do Ilha Solteira saiu no segundo tempo, pelo camisa 10 adversário, Thiago Quevedo, de pênalti. Para o CAV, ainda balançaram a rede: Douglas Cataneo e Vinicius Barreto.
Em 2011 e 2012, o time à época estreou com vitorias, respectivamente por 3 a 2 no José Bonifácio (gols de Thauan e José Cláudio, duas vezes) e no ano do acesso para a A3, a vitória foi em cima do rival Fefecê (Fernandópolis Futebol Clube), com gol de Romarinho, o maior artilheiro da história do clube, logo nos primeiros 12 minutos de partida.
Os três anos posteriores de disputa na A3 são marcados por uma vitória, uma derrota e um empate. Logo no primeiro ano na divisão, a Pantera empatou com o MAC (Marília Atlético Clube), no Estádio Plínio Marin, por 1 a 1 (gol da Pantera marcado por Leandro Alves dos Santos) e terminou o campeonato em 13º lugar.
No ano seguinte, a estreia foi de vitória em cima do Inter de Limeira, por 1 a 0 (gol de Marcel) e em 2015, ano do acesso para a A2, o time estreou com derrota, por 2 a 1, para a equipe do Tupã. O único gol do clube, neste dia, foi do segundo maior artilheiro, Anderson Cavalo, nos últimos minutos de jogo.
Já na A2, o CAV empatou o primeiro jogo na divisão com o Marília, em 0 a 0. Em 2017, perdeu de 1 a 0 para o Água Santa e teve sua primeiravitória em estreia na competição, no ano de 2018, em cima da equipe da capital, Juventus. A Alvinegra saiu à frente com gol de Cleidson (Fio) aos 11 minutos do primeiro tempo, em seguida aos 22 minutos Elvinho marcou e no segundo tempo também. Para o time adversário marcaram Jean Carlos e Wellington, fechando o placar em 3 a 2.
Depois, em 2019 e 2020, Juventus e Votuporanguense voltaram a se enfrentar em estreias na A2. Na segunda disputa, houve um empate e nenhum gol marcado para as equipes. Já no ano passado, o time da Mooca venceu em uma goleada de 4 a 0, dentro do Plínio Marin.
Agora, de volta a Série A3 e já em estreia histórica com um clássico do noroeste paulista contra o EC Rio Preto, no Estádio Anísio Haddad, o CAV busca a vitória para igualar e levar adiante o saldo positivo.
Copa Paulista
Já em relação à Copa Paulista, o clube jogou pela primeira vez em 2014, em estreia contra o Comercial RP,com vitória de 2 X 1 (gols de Victor Dourado e Modesto). Em 2015 o time ficou de fora da competição e voltou em 2016, quando estreou com um empate em 0 a 0, contra o Mirassol. Em 2017 o CAV também ficou de fora e retornou no ano da conquista, em 2018, quandoestreou com goleada de 5 X0 sob o CAP (Clube Atlético Penapolense), com gols de Paulo Henrique, Bruno Baio, Matheus Destro e Leo Santos.
Já em 2019, o clube começou perdendo por 2 a 1 para o Comercial RP. O gol da Votuporanguense foi anotado pelo meia Ricardinho.