O adeus
O tucano Alberto Goldman, que governou o Estado de SP entre abril e dezembro de 2010, quando José Serra renunciou o posto para disputar a presidência da República, morreu no domingo passado, aos 81 anos depois de sofrer hemorragia no cérebro.
Em Votuporanga
Quando no exercício do cargo de governador, Goldman esteve em Votuporanga para o ato de assinatura da ordem serviço para a duplicação da rodovia Euclides da Cunha. Na oportunidade, ele anunciou o início da obra de imediato. No entanto, até o final do seu mandato nenhuma máquina foi vista trabalhando no trecho anunciado. E sobrou gozação.
Criticas
O ato da assinatura da ordem de serviço para a duplicação da rodovia foi feito no Centro de Convenções e reuniu a lideranças tucanas da época. O tom do discurso foi “meter o pau” no governo de Lula. Mas esqueceram que o local era impróprio: no palco que eles discursaram, como todo o teatro, foi construído com recursos do governo federal.
Aliás,
Em termos de obras públicas, Votuporanga não tem do que reclamar do governo Lula. O Centro de Convenções, o Centro de Lazer do Trabalhador, a nova rua Amazonas, tudo foi feito com dinheiro oriundo do governo Lula. Louva-se a atuação do ex-deputado federal João Dado, que viabilizou as emendas, e o prefeito Junior Marão, que executou as obras.
Pesquisas
Nas rodas políticas não se fala em outra coisa. Todos comentam o resultado de uma pesquisa encomendada nos últimos dias para o levantamento de números de eventuais candidatos a prefeito de Votuporanga. Conforme já foi dito aqui, como não houve registro na Justiça Eleitoral, o resultado não pode ser divulgado. Porém, de boca em boca, está tudo mundo sabendo.
O caldeirão
Comentários sobre a pesquisa esquentam o caldeirão político da cidade. Os possíveis candidatos que aparecem com baixo índice de indicação justificam que “a pesquisa foi feita sob encomenda ”ou seja: para favorecer quem encomendou. Já “os bens cotados” apostam que a pesquisa reflete o que de fato está acontecendo.
Céu de brigadeiro
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), está vivendo um grande momento político. A um ano das eleições municipais, onde ele deve concorrer à reeleição, o seu nome aparece disparado na frente numa pesquisa eleitoral divulgada no domingo passado, dia 1º, por um jornal de Rio Preto.
1º turno
A pesquisa divulgada em Rio Preto aponta que o atual prefeito “com a ressalva de que o levantamento retrata o comportamento atual do eleitor, Edinho chega a 41,9% dos votos válidos. Considerando a margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos, ele pode chegar a 46,9%, ficando a quatro pontos de liquidar a fatura já no primeiro turno”, assinalou o colunista do jornal.
A festa acabou
Veja como reagiu o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diante da prisão de 20 pessoas (três delas em Rio Preto), por fraudes de R$500 milhões no Fies, ProUni e Revalida. “Todos ricos que tiraram vagas de quem precisava, para comprar imóveis e aeronaves. Com Bolsonaro, a festa acabou e a tigrada vai para a cadeia, enjaulada”, comentou.
Repercussão
O ministro da Educação ainda agradeceu o seu colega de ministério Sergio Moro (Justiça) pela Operação da Polícia Federal deflagrada na última terça-feira, dia 3.
Cinema
O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a lei que permite ao idoso entrar sem pagar nos cinemas de Rio Preto às segundas-feiras. A lei foi sancionada pelo prefeito no dia 2 de agosto. A regra foi questionada judicialmente pelo Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo. A lei prejudica empresários do setor e fere princípios da Constituição.
De saída:
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) vestiu a camisa do Timão e postou mensagem nas redes sociais para comemorar os 109 anos do Corinthians. No entanto, o seu colega parlamentar Carlão Pignatari (PSDB) não tem a mesma euforia em relação ao seu clube de coração: o Palmeiras.