Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas (Foto: Divulgação)
Não
basta ser um bom profissional. Se você quer crescer na carreira de verdade vai
precisar – e muito – de uma boa e ativa rede de contatos. O networking também
conhecido como rede de relacionamentos e construída a partir da vontade e da
disciplina de quem sabe que esta é uma forte ferramenta de marketing pessoal.
– Um bom
começo para o networking é buscar contatos de ouro que já passaram pela sua
vida e se perderam em algum momento. Você pode retomar a conversar com um velho
amigo e, no aniversário dele, por exemplo, conhecer um outro amigo que trabalha
na sua área. Aqui valem amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e até
aqueles antigos vizinhos com quem você tinha a maior amizade.
– Encontrar
essas pessoas, hoje em dia, com tantas redes sociais à disposição, não vai ser
nenhum grande problema.
– Se você
retomar um antigo contato com um colega de escola, por exemplo, e souber que
ele está agora trabalhando numa empresa que interessa a você, não há problema
em perguntar se ele pode dar algumas dicas ou indicar seu nome para uma vaga
específica.
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Agora, se estiver fazendo o primeiro contato com alguém que você ainda não
conhece, você deve explicar quem é, o que faz, como chegou até ele e por qual
motivo.
– Uma
dica muito importante é entender que a rede de contatos deve ser alimentada
sempre – e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Afinal quem lembra
dos “amigos” só para pedir ajuda certamente perde pontos e amizades.
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Telefonemas ocupam mais tempo, mas podem ser mais eficientes caso já haja um
contato prévio ou um grau de intimidade maior. Telefone para as pessoas, mesmo
sem motivos específicos, parabenizando-as por ocasião de datas importantes.
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Guarde em um arquivo apropriado os cartões de visitas que recebe, anotando no
verso deles informações que, tempos mais tarde, lhe possibilite identificar a
origem e ocasião da obtenção daquele cartão.
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Marque presença em eventos profissionais, sociais e congressos. Procure
aproximar-se de pessoas desconhecidas ou pouco conhecidas. Circule, não fique
em um só grupo todo o tempo e procure não recusar convites para participar de
palestras, aulas, grupos de estudo.
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Manter a sua reputação intocável, visto que todo relacionamento se baseia em
confiança mútua.
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dúvidas sobre Mercado de Trabalho no e-mail vanessa_bortolozo@hotmail.com