(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Deputado federal por quatro legislaturas (2003 a 2018), José Mentor (PT-SP) morreu na madrugada deste sábado, 25, em São Paulo, vítima da covid-19, informou a família do ex-parlamentar. Ele tinha 71 anos.
Mentor também foi deputado estadual constituinte em 1989 e vereador em São Paulo por três mandatos. Advogado por formação, na Câmara, Mentor foi relator da CPÌ do Banestado - escândalo de evasão de dezenas bilhões de reais do Banco do Estado do Paraná na década de 1990. "O fazer político fica menos elaborado e mais curto e estreito de visão estratégica", diz o deputado Enio Verri (PT-PR), líder do PT na Câmara.
Em 2017, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra Mentor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusando-o de ter recebido propina no valor de R$ 380 mil por integrar um esquema criminoso para viabilizar a contratação da IT7 Sistemas pela Caixa Econômica Federal.
O inquérito foi aberto em março de 2015, com base na delação do doleiro Alberto Youssef, na primeira "lista de Janot", como ficou conhecida a série de investigações solicitadas pela PGR naquele mês. A denúncia foi arquivada no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o ministro Celso de Mello, a denúncia apresentada contra o parlamentar era inepta, sem "elementos mínimos de convicção que suportem a tese acusatória".
*Terra