Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/07/votuporanga-segue-sem-chuva-ha-mais-de-80-dias-e-saev-alerta-para-o-uso-consciente-da-agua-n80871 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Votuporanga segue sem chuva há mais de 80 dias e Saev alerta para o uso consciente da água
Maio e junho terminaram sem chuva e o cenário é preocupante; autarquia apela para que população evite desperdícios
A última vez que choveu em Votuporanga foi no dia 9 de abril, e foram menos de 20 milímetros de precipitação (Foto: A Cidade)
Da redação
Votuporanga superou na segunda-feira (1) a marca de 80 dias sem chuva e a estiagem já começa a preocupar não apenas as autoridades de saúde, por conta das doenças respiratórias, como também os responsáveis pelo abastecimento de água, não apenas na cidade como em toda a região. A situação crítica, aliás, levou inclusive à Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) a fazer um apelo à população pelo uso consciente da água.
De acordo com a autarquia, a última vez que choveu em Votuporanga foi no dia 9 de abril, e foram menos de 20 milímetros de precipitação. Para se ter uma ideia, nos anos anteriores, foram registrados índices de chuva muito superiores nos meses de abril, maio e junho. Em abril de 2023, por exemplo, mais de 100 milímetros de chuva caiu durante todo o mês.
A estiagem vem aumentando de maneira generalizada em todo o país. Segundo o Monitor de Secas, site vinculado à ANA (Agência Nacional das Águas), a região noroeste do Estado de São Paulo avançou do estágio de Seca Fraca para Seca Moderada.
Diante deste cenário, segundo o superintendente adjunto da Saev Ambiental, Luciano Passoni, é fundamental que todos façam uso consciente da água.
“Medidas simples como não lavar calçada, carro e evitar o desperdício de maneira geral são ações simples, que cada um de nós podemos adotar e que faz a diferença. Não sabemos até quando ficaremos sem chuva, então, precisamos fazer nossa parte para contribuir com essa crise hídrica que tanto já vem se falando e que temos visto aumentar a cada ano”, disse Passoni.
Bandeira Amarela A crise hídrica em decorrência da falta de chuvas, porém, não afeta apenas Votuporanga. Prova disso é que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou o acionamento da bandeira tarifária amarela no mês de julho, pela primeira vez desde abril de 2022.
A Agência prevê um cenário de “escassez de chuvas”, aliado a um inverno com temperaturas superiores à média histórica do período. Nesse caso, passam a operar as termelétricas, com energia mais cara que as hidrelétricas.
A classificação “amarela” indica condições de geração de energia menos favoráveis e, na prática, leva a um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O acionamento, já em julho, pode elevar a conta de luz em torno de 2,6%, com impacto total de 0,10 ponto porcentual no IPCA a ser incorporado quase que integralmente já no próximo mês.
A bandeira verde, com “condições favoráveis”, foi mantida seguidamente por 26 meses, desde abril de 2022. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País, e visa atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.
O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia. O acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, tende a aumentar o custo.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/07/votuporanga-segue-sem-chuva-ha-mais-de-80-dias-e-saev-alerta-para-o-uso-consciente-da-agua-n80871
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco