conhecida por seu engajamento nas causas rurais José Emílio Menóia, uma grande personalidade Votuporanguense
Jociano Garofolo
Votuporanga perdeu na data de ontem uma grande personalidade, conhecida por seu engajamento nas causas rurais, no trabalho como curador e integrante da diretoria executiva da Fundação Educacional de Votuporanga, e dirigente, e também ex-governador do Lions Clube. José Emílio Menóia faleceu aos 69 anos, na Santa Casa de Votuporanga, por complicações após um acidente vascular cerebral.
O corpo dele foi velado por parentes, amigos, lideranças da cidade e região, e por companheiros das várias funções que exercia, no Velório Municipal, rodeado por dezenas de coroas de flores. O sepultamento se deu às 18h, no Cemitério Municipal. Menóia deixa a esposa, dois filhos e cinco netos.
No momento que a urna funerária baixou à sepultura da família, Liberato Caldeira, representando os agricultores, lembrou a luta de Menóia na defesa das causas dos produtores rurais, destacando os movimentos em que ele participou ao lado dos representantes dos sindicatos e da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo.
Liberato, também presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), ressaltou a liderança de Menóia. O cortejo fúnebre foi acompanhado também pelas lideranças de Lions Clube, com a presença de dezenas de ex-governadores do distrito. A diretoria do Sindicato Rural compareceu uniformizada para a despedida do saudoso presidente.
O prefeito Junior Marão disse que a cidade perde muito com a partida de Menóia, que sempre teve função ativa na vida da comunidade. "Ele participou da história. Como membro e governador do Lions, difundiu o lema do clube em nossa cidade. Como presidente do Sindicato Rural, trouxe para Votuporanga várias conquistas nessa área, principalmente ligadas ao Senar e a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo".
Sebastião Carvalho, o "Tatão", governador do Distrito LC6 do Lions Clube, destacou o engajamento de Menóia nas causas leonísticas. "Era um homem de muito caráter, uma pessoa familiar, e que prestou serviço para o clube a vida inteira. O Lions Internacional perde muito, assim como a comunidade que mais precisa", afirmou.
Agropecuarista, José Emílio Menóia participava da gestão da Fundação Educacional, como representante do Sindicato Rural de Votuporanga, há mais de 15 anos. A FEV determinou luto oficial de três dias. A morte também foi lamentada pelo presidente da instituição, Nelson Thomé Seraphim Júnior. "Era um grande companheiro que sempre trabalhou muito conosco na Unifev. Uma grande perda para a cidade, que deixa um legado para a população”, declarou o presidente.