Os números foram divulgados pela Polícia Militar a pedido do A Cidade; horário entre às 18h e 19h registrou mais ocorrências
Dentre os dados apontados, a cidade contabilizou 889 acidentes com vítimas leves (Foto: A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar de Votuporanga registrou 1.406 acidentes de trânsito com vítimas, sem vítimas e atropelamentos no perímetro urbano durante todo o ano passado. Os números foram divulgados a pedido do jornal A Cidade.
Dentre os dados apontados, a cidade contabilizou 889 acidentes com vítimas leves. Acidentes com vítimas fatais foram registrados quatro. Em relação aos atropelamentos em Votuporanga, a Polícia Militar registrou um total de 39 vítimas.
Segundo informações da PM, o início da noite é o horário que obtiveram o maior índice de acidentes de trânsito registrados. “O horário com mais índice de acidentes foi o compreendido entre as 18h e as 19h”, informou.
A Polícia Militar de Votuporanga informou que realiza ações com o objetivo de prevenir os acidentes de trânsito, como fiscalizações, patrulhamento. “São desenvolvidas ações diuturnamente com fiscalização de trânsito pelos policiais militares que estão no patrulhamento preventivo, bem como, são realizadas operações específicas voltadas para a fiscalização de condutores alcoolizados, também aos condutores de motocicletas”, contou.
Além dessas iniciativas, ações educativas também são realizadas periodicamente no município, como a operação ‘Direção Segura’ e a campanha ‘Maio Amarelo’ em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança. “Realizamos também operações como a Direção Segura e operação Direção Segura Integrada que engloba outros órgãos fiscalizadores, como o Detran e a polícia civil, dentre outras ações educativas em conjunto com a Secretaria de Trânsito do Município”, finalizou.
Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo é realizada em todo o país, numa ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a população, tendo como premissa a preservação de vidas.
Direção Segura
A Operação Direção Segura, desde a implantação da Lei Seca, tem como objetivo fiscalizar os motoristas, evitando assim, que se envolvam em acidentes de trânsito provocados por condutores que estejam sob o efeito de álcool.
Todos os condutores selecionados são submetidos ao teste alveolar em aparelho denominado etilômetro, mais conhecido como bafômetro, para aferir a dosagem alcoólica do ar expelido pelos pulmões.