Os dados foram divulgados pela Polícia Ambiental de Votuporanga a pedido do jornal A Cidade; no total, foram 8 apreensões
Os animais mais apreendidos pela Polícia Ambiental são as aves; em Votuporanga já foram apreendidos três papagaios (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O número de animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental de Votuporanga entre janeiro e março cresceu em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela polícia a pedido do jornal A Cidade.
Segundo informações da polícia, de janeiro a março deste ano foram registradas 8 apreensões de animais silvestres em Votuporanga, sendo três papagaios, um canário-terra, três jabutis e uma coleirinha papa capim. Já em relação ao mesmo período do ano passado, os policiais ambientais apreenderam seis animais (um pássaro-preto, dois papagaios, uma maritaca e dois trinca-ferros) na cidade.
De acordo com a Polícia Ambiental, as aves são os animais mais apreendidos pelos policiais. “Os mais comuns são da família dos psitacídeos (papagaio, maritaca), onde nos meses de procriação (setembro a novembro) a fiscalização é intensificada nos locais propícios para reprodução. A espécie menos comum são os quelônios (jabutis)”.
Para combater este tipo de criminalidade na região, a Polícia Ambiental realiza diversas ações de prevenções como patrulhamento nas vias e rodovias. “Durante todo o ano o combate ao tráfico ilícito de animais silvestres são realizados através de efetiva fiscalização e campanhas educativas, principalmente palestras sobre o tema”, explicou.
A Polícia Ambiental informou que depois que as apreensões são realizadas, os animais silvestres que foram apreendidos são destinados aos zoológicos legais. “Caso não apresente ferimentos, são libertados em seu habitat, e caso necessite de cuidado médico-veterinário, são encaminhados para o Bosque Municipal de São José do Rio Preto, Bosque Municipal de Ilha Solteira, Hospital Veterinário de Rio Preto e até mesmo para a Clínica Vida Animal de Votuporanga, caso necessite de cuidados emergenciais”, falou.