Uma lavanderia comunitária começou a funcionar neste fim de semana para moradores de rua em São José do Rio Preto (SP). O serviço foi montado em um estacionamento próximo ao viaduto Jordão Reis.
No local, os moradores têm acesso a tanques de alvenaria e máquinas elétricas. Enquanto a pessoa lava a roupa, ainda dá para tomar um banho em cabines móveis.
De acordo com a prefeitura, Rio Preto tem cerca de 900 moradores em situação de rua.
Quem também aproveita o serviço são os animais de estimação dos moradores de rua. Eles passaram por um banho e tosa. O serviço foi criado por voluntários.
“Para oferecer esses serviços precisamos de 20 voluntários, queremos estender aos irmãos as dignidades para ter uma vida normal uma vida nova”, afirma o padre Ernesto Pedro de Oliveira Rosa, idealizador do projeto.
A lavanderia funciona todo fim de semana, sendo em um fim de semana no sábado e o outro, no domingo. O próximo fim de semana será no sábado (10). Já o banho e a tosa dos animais serão sempre aos domingos. Todos os serviços são oferecidos das 8h ao meio dia.
“Assim, com a gente limpo, nós estamos na sociedade, não está escrito na minha testa que sou morador de rua. Isso é ressocializar a gente, me sinto dessa forma”, diz o servente de pedreiro Bruno Solto.
Quem quiser ajudar, pode doar sabão em pó, sabão em barra, produtos de limpeza e higiene podem levar na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Rua Virgílio Dias De Castro número 388 no bairro São Deocleciano.
*G1