(Foto: Divulgação/Reprodução)
O Decreto que colocou o estado de São Paulo em quarentena durante p final de semana volta à fase amarela nesta segunda-feira, 28. Apenas os serviços essenciais puderam funcionar na fase vermelha temporária, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro. O comércio que teve de fechar as portas já pode reabrir até a próxima quinta-feira, 31.
O governo de São Paulo determinou medidas de endurecimento da quarentena, com o aumento nas restrições de funcionamento de bens e serviços em todo estado durante o Natal e o réveillon. A fase vermelha retorna nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro.
A mudança só não será temporária para a cidade de Presidente Prudente. Por conta do avanço nos casos e da falta de leitos de UTI, a região passa a ficar, até a próxima reclassificação, na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.
Podem funcionar na fase vermelha Farmácias; Mercados; Padarias; Postos de combustíveis; Lavanderias; Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô, e hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
Não podem funcionar na fase vermelha
Shoppings; Lojas; Concessionárias; Escritórios; Bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery); Academias; Salões de beleza; e cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.
O governo também anunciou que em janeiro nenhuma região vai para fase verde, a menos restritiva, e que a reclassificação do estado, que estava marcada para o próximo dia 4, foi adiada para o dia 7 de janeiro.
*Com informações de Cidadão Net