Da Redação
Termina hoje a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite -
Paralisia Infantil. Nessa etapa, que começou no dia 12 de junho, foram imunizadas
4.017 crianças menores de cinco anos, atingindo 88,38% da meta.
Este ano, a campanha tem como tema a Copa do Mundo e o slogan traz a mensagem “Vacinou é gol”, que lembra a importância da imunização, já que somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.
Os pais que ainda não levaram seus filhos têm até hoje para imunizá-los nas Unidades de Saúde da cidade, das 8 às 17 horas. A segunda etapa ocorre em 14 de agosto. É imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases. Os interessados devem levar a carteira de vacinação, no entanto, a apresentação do documento não é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3405-9787.
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral
aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Ela é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.