Da Redação
Um menino de 6 anos morreu na tarde de segunda-feira na Santa Casa de Fernandópolis por varicela, também conhecida como catapora. Adriano Elias de Almeida deu entrada às 9h49 com febre e manchas pelo corpo características da doença. Como seu estado era grave, segundo a assessoria do hospital, ele foi encaminhado para a UTI, mas não resistiu e morreu às 14 horas.
De acordo com informações do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, é o primeiro óbito pela doença registrado em crianças na região desde 1995, quando o dado passou a ser contabilizado. Nesse período, foram 14 mortes no Noroeste Paulista, todas de pacientes acima de 30 anos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, nos últimos três anos foram contabilizados 314 casos da doença em Fernandópolis, sendo 70 em 2008 e 199 em 2009. Em 2010 foram diagnosticados 45 casos até o momento, sendo um óbito.
Segundo a costureira Giane Elias, 28 anos, tia do garoto, a mãe da vítima, Carla Carina, havia levado Adriano outras três vezes até a Santa Casa, na segunda e na quarta-feira da semana passada e no domingo à tarde. “Ele estava com febre e se sentindo muito fraco, com pequenas feridas características da catapora. Nas três primeiras vezes que procurou o hospital, os médicos receitaram medicamento para febre e o liberaram”, disse a tia.
A assessoria da Santa Casa negou a versão da família, e informou que Adriano só procurou o hospital ontem pela manhã. Ainda conforme a assessoria, o menino teria apresentado os primeiros sintomas cinco dias antes de dar entrada no hospital, e a mãe o teria tratado em casa.
Adriano residia no Jardim Araguaia, bairro da periferia de Fernandópolis, e tinha uma leve deficiência nas pernas e nos braços. De acordo com a costureira, ele estava com o calendário de vacinação em dia.