A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas
Da Redação
Nos dias 1 a 7 de agosto, Votuporanga realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Durante a semana as mães votuporanguenses serão informadas sobre os benefícios da amamentação prolongada e de uma alimentação adequada para a saúde do bebê.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef), pela Organização Mundial da Saúde – OMS e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.
Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais nutridos do que aqueles que ingerem outro tipo de alimento. Se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida, muitos teriam sua vida salva a cada ano, enquanto a saúde e o desenvolvimento de outros milhares apresentariam significativa melhora.
Quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do pai da criança, bem como da família e dos amigos. Agentes de saúde, organizações femininas, a mídia e os empregadores também podem oferecer o seu apoio.
Cronograma das ações
Dia 2/8 – Abertura da Semana na Airvo, às 19h30, com a participação de membros do
comércio e indústrias de Votuporanga
De 3 a 6/8 – Equipes da Unifev visitarão indústrias da cidade e orientarão as mulheres sobre o
aleitamento
De 3 a 6/8 – Haverá capacitações para médicos e enfermeiros sobre o tema
De 3 a 6/8 – Trabalhos serão desenvolvidos com os grupos de aleitamento nas Unidades de
Saúde
Dia 7/8 – Caminhada para finalizar a semana com mães, enfermeiras e professoras. O evento
contará com entregas de brindes, vitrine viva nas Lojas Pernambucanas e participação dos
Doutores da Alegria.