Vigilância Sanitária vistoriou 26 estabelecimentos comerciais e 21 foram certificados
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Vigilância Sanitária entregou ontem pela manhã 21 "Selos de Qualidade" para estabelecimentos comerciais do ramo alimentício. Em um mês desde o seu lançamento, o órgão vistoriou 26 empresas e destas 21 foram contempladas. O selo é destinado para espaços que estão de acordo com as normas técnicas sanitárias, o que incluem a formalização de intenção de implantação do manual de boas práticas, treinamento de funcionários, apresentação de alvarás, entre outras medidas. "Os comerciantes abraçaram a causa, o certificado foi bem aceito. Os interessados devem procurar a Vigilância para que uma visita seja feita", explicou a a responsável pela Vigilância, Neli Fernandes Drovetto de Oliveira, em entrevista ao jornal A Cidade. Os outros cinco locais desistiram do certificado. Questionada sobre quais as principais adequações solicitadas, ela disse que foi a falta de termômetro e detetização.
Mesmo após o recebimento do certificado, os comerciantes receberão a visita dos sanitaristas, caso haja alguma infração, este poderá perder o certificado de qualidade. Os estabelecimentos devem atingir 100% dos itens imprescindíveis e necessários, como questões de higiene, limpeza, refrigeração, não ter sido autuado no prazo de 12 meses por infração sanitária, entre outros critérios a serem seguidos. O monitoramento será feito durante todo o ano. O selo terá validade até o dia 31 de dezembro. "A partir do ano que vem, ele será seriado: ouro, prata e
bronze. Espero que vocês recebam o de excelência. Vocês acolheram o pedido da Vigilância e em menos de 20 dias, se adequaram", destacou. O selo Ouro, de Excelência, será conferido ainda para aqueles que cumprirem de 91 a 99% dos itens necessários; o de Prata, para quem atingir de 76 a 90% e o Bronze, de 61 a 75%. Considera-se item Imprescindível, aquele que pode influir em grau crítico na qualidade, segurança e eficácia dos alimentos; e Necessário, o que pode influir em grau menos crítico. Para efeito de fiscalização, existe ainda o critério Recomendável, item que pode influir em grau não crítico na qualidade, segurança e eficácia.
A secretária de saúde, Fabiana Arenas Stringari Parma, ressaltou que o momento é de festa para a pasta. "Quero parabenizá-los pelo trabalho e pela parceria de sucesso. Vocês sabem que a importância da Vigilância, que nada mais é, do que um órgão de defesa da saúde pública", emendou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador José Carlos Leme de Oliveira destacou o comprometimento dos comerciantes com a qualidade. "O Selo vai contagiar outras pessoas. Ele é bom para o consumidor e para a empresa que vende mais e com qualidade", frisou. Os estabelecimentos certificados nessa primeira etapa da campanha foram: Churrascaria Recanto Gaúcho, Casa de Carnes Alvorada, Cantinho do Bolo, Padaria Peter Pão, Garfu’s Restaurante, Café Hall, Restaurante Paulistano, Casas de Carne Pernambuco, Padaria Millenium, Pão de Queijo, Pesque e Pague Ilha do Pescador, Sorveteria O Cremão, Casa de Carnes Watanabe, Padaria Café Colonial, Comercial Previato, Café Caipira, Padaria Medina, Casa de Carnes Vila Paes, Casa de Carnes Nossa Senhora Aparecida, Casa de Carnes São José e Água Doce Cachaçaria.
Leia na íntegra versão online