Da Redação
O Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto”, no Jardim Bom Clima, lançou ontem a Campanha de Prevenção a Quedas na Terceira Idade. O projeto, que tende a melhorar a qualidade de vida dos idosos, é uma iniciativa da fisioterapeuta Eliane Fernandes e da médica Tatiana Dotto.
Durante o evento, o grupo de hipertensos e diabéticos atendidos pela unidade conferiu as estatísticas de quedas entre idosos de Votuporanga e do país. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de internações aumenta a cada ano no país e as mulheres são as mais atingidas. Entre as elas foram 20.778 mil internações em 2009 e entre os homens 10.020 mil (dados até outubro). Por causa da osteoporose, elas ficam mais vulneráveis às fraturas. Os homens caem, mas não fraturam tanto quanto as mulheres.
Segundo estatísticas do SUS, as quedas acontecem com maior frequência após os 80 anos. Cerca de 30% das pessoas idosas sofrem quedas ao menos uma vez por ano no Brasil. As causas mais comuns são fraqueza, tontura, uso inadequado de medicamentos, alteração postural, osteoporose, lesão no Sistema Nervoso Central, queda de pressão e redução de visão e audição.
Para a fisioterapeuta algumas orientações de prevenção devem ser seguidas, como: não tomar medicação por conta própria; manter em dia sua avaliação médica; não deixar de se alimentar; usar óculos caso necessite deles; não correr para atender o telefone ou a campainha; evitar roupas que atrapalhem ao caminhar; usar bengala com a ponteira de borracha para evitar escorregões; manter a residência segura (sem objetos espalhados pela casa, retirar tapetes, remover mesas ou racks da passagem, evitar cera no chão e manter sempre os ambientes bem iluminados); atravesse a rua sem pressa; preste atenção ao andar nas calçadas para não tropeçar; em compras, evite ocupar as duas mãos com sacolas; os sapatos devem ser sem salto e que fiquem firmes no pé. “Nossa preocupação com esse projeto é aumentar a qualidade de vida dessas pessoas e fazer com elas vivam cada vez mais”, ressaltou Eliane.
Mais informações sobre o grupo de hipertensos e diabéticos atendidos pelo Consultório Municipal pelo telefone: 32423-3939.