Da Redação
O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) de Votuporanga alerta que o aumento das chuvas nos meses de verão é o cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Por este motivo, a vigilância da população deve ser redobrada neste período, evitando assim que os ambientes domésticos se tornem focos transmissores da doença.
De acordo com a responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação do Secez, Viviane Ferrarezi, as pessoas devem evitar o acúmulo de água em recipientes como vasos, pratos, caixas d’água destampadas, garrafas e pneus. “A população deve ficar alerta durante todo o ano para que a dengue não se prolifere, porém, durante os meses de calor e chuva, a vigilância deve ser redobrada”, acrescentou Viviane.
Outro cuidado que pouca gente toma é com relação aos ralos e vasos sanitários fora de uso e destampados. Se você tem um imóvel para alugar ou uma casa na praia que só usa de vez em quando, deve vedar estes recipientes com plástico, revistas, tapetes. Também é preciso ficar de olho nas vasilhas de água dos animais: trocar de água diariamente e esfregar com uma bucha a parte interna dos recipientes.
Votuporanga registrou 1.058 casos confirmados de janeiro até agora. O Secez começará intensificar os trabalhos de varredura em novembro, por ser considerado o período que antecede às chuvas e, consequentemente, de maior incidência da doença. A orientação da Secretaria é para que todos recebam os agentes de saúde em suas casas e contribuam com o serviço dos profissionais. Mais informações pelo Disk Dengue: 0800-770-9786.
Leia na íntegra a versão online