Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na tarde da última terça-feira, mil frascos de colírios de tobramicina – um medicamento antibiótico disponibilizado aos acometidos pela conjuntivite que estão cadastrados na Rede SUS. Após as compras e entregas realizadas junto as empresas distribuidoras do produto, o estoque do setor de suprimentos da Secretaria está reposto.
O repasse do colírio ao usuário é feito mediante consulta médica aos que forem
atendidos no Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germana” e em todas as
Unidades de Saúde de Votuporanga. As consultas estão concentradas no Mini-Hospital do Pozzobon, pelo menos até o fim desta semana, das 7h às 19h, com atendimento exclusivo aos que estão com a infecção ocular.
Cuidados
A conjuntivite caracteriza-se por olhos avermelhados (hiperemia da conjuntiva),
lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade, sensação de areia nos olhos. São autolimitadas e com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura.
Os agentes etiológicos virais mais comuns são os adenovirus e os enterovirus. Outros
diagnósticos menos freqüentes incluem conjuntivite viral herpética e conjuntivite por
molusco contagioso. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa principalmente por
objetos contaminados (equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos etc.), quando não são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se
rapidamente em ambiente fechado como escola, creche, escritório. Não existem
vacinas contra essa infecção.
Prevenção
Para o combate da doença, a população deve adotar medidas de prevenção, entre elas, a Secretaria de Saúde orienta que as mãos sejam lavadas com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel (70%). As pessoas com conjuntivite devem ainda ter o cuidado de não coçar os olhos, lavar com frequência o rosto, separar objetos de uso pessoal (toalha, fronha, material de maquiagem), evitar banho em piscinas e locais com aglomeração de pessoas. É igualmente importante que as pessoas que estiverem com doença, não saiam de casa para que o vírus não se espalhe.
O Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germana” fica na rua Antônio Serafim de Queiroz nº 2395 – bairro Pozzobon e atende pelo telefone: (17) 3426-7530.