Da Redação
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento, assim como o início do funcionamento do Samu 192 (Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência) serão inaugurados no próximo dia 30, às 11 horas, em Votuporanga. A vistoria realizada pelo Ministério da Saúde foi concluída na última semana para a autorização dos trabalhos do Samu/UPA.
O evento deverá contar com presenças de lideranças políticas; representantes do
Ministério da Saúde, deputados estaduais e federais, o prefeito de Votuporanga –
Júnior Marão e demais governantes da região. Os recursos para a construção da UPA foram conseguidos pelo deputado federal João Paulo Cunha (PT).
O Samu regional, além de Votuporanga atenderá aos seguintes municípios: Álvares
Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Monções, Nhandeara, Parisi, Riolândia, Valentim Gentil; uma população que totaliza quase 150 mil.
Cinco ambulâncias do Samu estarão a disposição de pacientes. Três delas permanecerão em Votuporanga; uma Unidade de Suporte Avançado (USA) –
equipada com equipamentos semelhantes aos de uma UTI hospitalar, e duas Unidades de Suporte Básico (USB) - que atenderão casos de menor complexidade com equipamento básico de suporte à vida. Outras duas Unidades de Suporte Básico ficarão nas cidades de Nhandeara e Cardoso.
USB e USA
A ambulância da Unidade de Suporte Básico será composta por uma equipe formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem. Já as Unidades de Saúde Avançadas grupo formado por condutor socorrista, médico e enfermeiro.
As USA possuem o sistema Tele-Eletrocardiograma Digital, tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves. O Tele-Eletro permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico mais preciso do paciente ainda em casa, antes do deslocamento para o hospital. O procedimento pode reduzir em até 20% o número de mortes por doenças do coração.