Da Redação
O médico João Paulo de Lima Pedroso, articulador de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, participou ontem do I Simpósio de Agentes Comunitários de Saúde, no Espaço Unifev Saúde e apresentou o projeto Saúde Cidadão.
O projeto visa contribuir com a construção de um SUS (Sistema Único de Saúde) para todos e de todos. Levando informação e formação aos cidadãos. O SUS foi criado em 1988 e a carta dos direitos dos usuários do SUS publicada em 2006, nela constam seis princípios:
1 – acesso ordenado e organizado;
2 – tratamento adequado e efetivo;
3 – atendimento acolhedor e livre de discriminação;
4 – atendimento que respeite os valores e direitos dos pacientes;
5 – responsabilidade que o cidadão deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada;
6 – assegurar o comprometimento dos gestores para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
De acordo com o médio, nesses 23 anos, o SUS passou por uma série de mudanças e é um sistema invejado em todo o mundo. “O Brasil tenta oferecer assistência a todos, mas, infelizmente, o orçamento é ineficiente. O SUS conta com um pacote enorme de serviços. Na teoria ele é perfeito”.
“O Agente Comunitário de Saúde é fundamental para trabalhar a informação com o usuário do SUS. É ele quem orienta a população, otimiza e filtra toda situação. Com a população melhor informada, os serviços serão melhores”.
O médico também parabenizou a iniciativa da Prefeitura e todos os outros que se mobilizaram para realizar o simpósio. “O simpósio é fundamental para atingirmos a qualidade e a valorização que queremos. Formação e informação fazem a diferença”.
A secretária de Saúde, Fabiana Parma, apresentou a estrutura da saúde em Votuporanga, que atende 17 municípios, atingindo 179.396 habitantes. Ela passou ainda uma lista para os agentes de saúde listarem as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia do trabalho para futuras capacitações.
Simpósio
O simpósio contou ainda com apresentações, dinâmicas e orientações, das 8h às 17h. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde e Santa Casa teve o objetivo de integrar e alinhar os trabalhos realizados pelos 98 agentes que já atuam, além de apresentar as atividades que serão desenvolvidas pelos 30 agentes recém contratados em concurso público.
Atribuições
Os agentes comunitários de saúde têm como função desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população pertencente à Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família; estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando a promoção da saúde e a prevenção das doenças; orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, entre outras também descritas no edital.