Leidiane Sabino
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Saúde, tem implantado um novo modelo de atendimento, com a ampliação das Unidades de Estratégia de Saúde da Família, que visam prevenir doenças e promover saúde e está criando ainda os consultórios municipais.
As Unidades Estratégias de Saúde da Família realizam trabalhos em equipe, com visitas domiciliares em sua área de abrangência, acompanhamento das famílias e grupos para hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, terceira idade, entre outros. A grande ligação entre moradores e unidades são os agentes comunitários de saúde, que visitam regularmente as famílias.
Votuporanga conta hoje com 98 agentes comunitários de saúde e quase 100% de cobertura de estratégia de saúde da família.
Os profissionais da saúde do município passam regularmente por capacitação. “O novo objetivo é prevenir as doenças e promover a saúde, por isso mantemos os funcionários capacitados”, disse Maria Rita Soares da Cruz, enfermeira do setor de programas da Secretaria de Saúde.
Estrutura a Secretaria de Saúde de Votuporanga
São dois consultórios municipais em funcionamento:
Consultório Municipal I, Vila Marin. Atendendo os moradores dos bairros adjacentes, conta com duas equipes de saúde da família.
Consultório Municipal II, São João. Atendendo os moradores dos bairros adjacentes, conta com três equipes de saúde da família.
Cada equipe do consultório municipal conta com um médico generalista, mais um ginecologista e um pediatra. A consulta com os especialistas é indicada pelo generalista.
Unidades de Saúde da Família (USF)
USF Paineiras (uma equipe)
USF Pró-povo (uma equipe)
USF Palmeiras (duas equipes)
Quando há necessidade de consultas com especialistas, das USFs encaminham os pacientes ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
Simonsen conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O bairro Pozzobon tem uma Unidade Básica de Saúde com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
As equipes de saúde mental são: Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e Programa e Acolhimento Nova Vida.
O Sae (Serviço de Atendimento Especializado) realiza o acompanhamento de pessoas em tratamento de tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.
A Vila Carvalho conta também com uma UBS, com atendimento de quarta, quinta e sexta-feira.
Ao todo, são 13 unidades de saúde no município.