Município conta unidades de saúde, consultórios municipais, UPA, Samu, Santa Casa, entre outros serviços públicos
Leidiane Sabino
O Sistema Público de Saúde em Votuporanga conquistou diversos investimentos nos últimos anos, com isso, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Consultórios Municipais passaram a fazer parte da realidade do município. Porém, a população fica com uma dúvida, onde ir quando estiver precisando de um atendimento médico.
Para a gerente da UPA, Ivonete Felix do Nascimento, o vínculo do cidadão com a unidade de saúde do seu bairro é fundamental para otimizar os serviços de saúde. “A unidade de saúde é importante para o acompanhamento da doença crônica e a prevenção. Se a unidade de saúde estiver aberta ela precisa ser o primeiro lugar procurado”.
Caso seja preciso um atendimento mais complexo, a própria unidade de saúde chamará o Samu para encaminhar a pessoa ao mini-hospital do Pozzobon, à UPA ou pronto-socorro da Santa Casa.
Caso a unidade de saúde esteja fechada ou sem atendimento médico, a pessoa pode acionar o Samu pelo telefone 192 ou ir diretamente ao pronto-socorro do Pozzobon ou à UPA.
A UPA é municipal, sendo para lá encaminhados apenas os moradores de Votuporanga. hoje, são atendidas em média 180 pessoas por dia na unidade.
“O importante é a pessoa evitar chegar à situação de emergência. Os vínculos com as unidades de saúde são importantes para a prevenção e melhor qualidade de vida”, falou a gerente da UPA.