Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
O mecânico Deonildo de Abreu , de 52 anos, participa do grupo de controle de diabetes na unidade do bairro Pozzobon. Lá, a farmacêutica responsável Andrea Murari verifica seu índice de glicemia por meio do aparelho particular de seo Deonildo. A notícia é positiva: de 270, foi para 83. Vitória do paciente e da farmacêutica, que desde o ano passado, criou os encontros mensais.
Seo Deonildo participa junto com 700 pessoas do grupo. Em Votuporanga, são 47 turmas voltadas para o controle da doença. Dona Maria Madalena Ribeiro Franzin, de 58 anos, também integra a turma. “Melhorou muito, principalmente a alimentação. Também tomava errado a glicemia. Eu aplicava no braço e agora, é na barriga”, disse.
As orientações com relação à alimentação são dadas pela nutricionista Geyse Mara de Oliveira. Ela explica para os pacientes diabéticos que é preciso comer de três em três horas. “Não queremos hipoglicemia e nem hiperglicemia. Recomendamos frutas, verduras e legumes, além de pouco carboidrato. Incluimos alimentos integrais”, afirmou. Além disso, é preciso fazer atividade física de duas a três vezes na semana.
Os riscos da hipoglicemia e da hiperglicemia são grandes. A farmacêutica Andrea destacou que a hipoglicemia pode fazer a pessoa entrar em coma e ir a óbito. “O fígado libera a reserva de açúcar. Dá tremedeira, a pessoa sua muito, taquicardia. O paciente se sente mal e come. O excesso vira hiperglicemia”, explicou.
Ela contou que orienta os participantes dos grupos de fazer três aplicações de insulina. “Essa quantia é importante, porque imita o funcionamento do pâncreas e a glicemia fica mais controlada”, complementou.
Andrea disse ainda que no grupo, o aprendizado é contínuo. “Iremos dar um destaque maior na alimentação. Queremos explicar também o que é a diabetes, pois muitas pessoas não conhecem a doença e nem suas complicações”, afirmou.
A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.