Edson Capel disse que, a maioria das pessoas deixa para procurar o dentista apenas na hora da dor
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Sistema Público de Saúde Bucal de Votuporanga compreende um trabalho de prevenção e curativo que consegue atender toda a população do município. O dentista Edson Gilmar Capel, coordenador municipal da Saúde Bucal, explicou ao jornal A Cidade o funcionamento do serviço na cidade, que conta com todos os serviços odontológicos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ele contou que Votuporanga é a única cidade da região que oferece o serviço gratuito de prótese dentária, sendo São José do Rio Preto-SP a cidade mais próxima que garante este benefício.
Para o trabalho preventivo, o município conta com uma equipe formada por quatro dentistas e uma auxiliar. O trabalho é diário, em escolas, creches e asilos. Há programas específicos para adolescentes, idosos e gestantes.
Já o trabalho curativo é realizado em todas as unidades de saúde do município, para as primeiras necessidades, e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que existe desde agosto de 2008 em Votuporanga, localizado na rua Santa Catarina, número 3890.
Quem busca um atendimento odontológico deve procurar primeiro a unidade de saúde e, se houver necessidade, será é encaminhado ao CEO, onde são oferecidos tratamentos de periodontia, endodontia (canais), cirurgia de dentes do siso, próteses, pediatria e pediatria para pacientes especiais.
São oferecidos no CEO, por mês, em média: 70 próteses odontológicas; 80 cirurgias; 120 procedimentos de periodontia; 130 de endodontia; e 100 de pediatria (incluindo especial).
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) também oferece atendimento odontológico para as pessoas que lá são atendidas.
Edson Capel disse que, assim como na saúde em geral, a maioria das pessoas deixa para procurar o dentista apenas na hora da dor, por isso, a demanda sempre é grande. O CEO tem agenda para até três meses de espera. “A população precisa se conscientizar sobre o tratamento odontológico e procurar as medidas preventivas da rede básica. A prevenção é fundamental para evitar um problema grave”, disse.
Segundo o dentista, a partir do nascimento dos primeiros dentes é interessante a procura por clínicas ou unidades de saúde para um acompanhamento semestral do desenvolvimento dos dentes.