Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os casos de gripe suína (H1N1) estão cada vez mais frequentes na região de Votuporanga. São José do Rio Preto confirmou na segunda-feira, o sexto caso de H1N1 no município. O paciente é T.O.V., 25 anos, morador do bairro Maria Lúcia, deu entrada na última sexta-feira e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado estável. Com mais essa confirmação, a região soma 11 casos da doença e três óbitos.
A médica infectologista responsável pela Vigilância Epidemiológica, Regina Silvia Chaves de Lima, enfatizou, em entrevista ao jornal A Cidade, que a melhor forma de prevenir a doença é a vacinação. “Ela é para a gripe comum e a gripe A, conhecida como gripe suína”, disse.
Além da imunização, as pessoas precisam higienizar suas mãos, evitar locais com grande quantidade de cidadãos e ventilar o ambiente. “O clima frio propicia as doenças respiratórias como meningite, gripe A, resfriado e tuberculose. A gripe suína em idosos podem ocasionar a pneumonia”, destacou.
Regina enfatizou que a imunização tem como público – alvo crianças entre seis meses e um ano e nove meses de vida, os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e população indígena.
A médica frisou que o grupo que deve ser vacinado é mais vulnerável a gripe. “As crianças são mais confinadas assim como os idosos. Nem toda gripe A é grave, somente algumas pessoas desenvolvem a doença de forma grave. A vacina protege a doença, Aquelas que contraíram gripe e coletaram exames, não estava com a suína”, ressaltou.
A campanha segue até o dia 25 de maio, com vacinação nas sedes do Mini-hospital do Pozzobon “Fortunata Gemana”, Secretaria da Saúde, Consultórios Municipais e Unidades de Saúde; exceto na “Carmem Martins Maria Morettin” do bairro Paineiras.
Segundo a última prévia da Secretaria de Saúde, existem no município 1.047 crianças de seis meses a menores de dois anos que precisam ser imunizadas. Apenas 704, ou seja, 33,55% tomaram a vacina.
As gestantes, que também fazem parte do público alvo, somam 704. Somente 223 (31,68%) estão aderiram a vacinação. A população idosa é formada por 12.469, sendo que 4.552 foram imunizados (36,51%). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%.