Andressa Aoki
Andressa@acidadevotuporanga.com.br
A campanha de vacinação contra a gripe segue em Votuporanga até o próximo dia 25. A Secretaria de Saúde divulgou uma nova prévia de pessoas imunizadas pela doença. Até ontem, 674 crianças de até dois anos receberam a vacina, de um total de 1.047.
Os idosos são o que representam maior quantidade de vacinados. Foram imunizados 6.508 pessoas, de um grupo de 12.469. As gestantes vacinadas somam 330, de 704 mulheres e 342 trabalhadores de saúde receberam a imunização, no total de 1.384.
A campanha acontece no Mini-hospital do Pozzobon “Fortunata Gemana”, Secretaria da Saúde, Consultórios Municipais e Unidades de Saúde; exceto na “Carmem Martins Maria Morettin” do bairro Paineiras. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, “as pessoas que moram nessa área podem ser vacinadas em qualquer um dos postos da cidade”. Os pontos de vacinação funcionam das 7h às 17 horas.
Nesta semana, a médica infectologista responsável pela Vigilância Epidemiológica, Regina Silvia Chaves de Lima, enfatizou, em entrevista ao jornal A Cidade, que a melhor forma de prevenir a gripe, inclusive H1N1 é a vacinação. “Ela é para a gripe comum e a gripe A, conhecida como gripe suína”, disse.
Além da imunização, as pessoas precisam higienizar suas mãos, evitar locais com grande quantidade de cidadãos e ventilar o ambiente. “O clima frio propicia as doenças respiratórias como meningite, gripe A, resfriado e tuberculose. A gripe suína em idosos pode ocasionar a pneumonia”, destacou.
Regina enfatizou que a imunização tem como público – alvo crianças entre seis meses e um ano e nove meses de vida, os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e população indígena.
A médica frisou que o grupo que deve ser vacinado é mais vulnerável a gripe. “As crianças são mais confinadas assim como os idosos. Nem toda gripe A é grave, somente algumas pessoas desenvolvem a doença de forma grave. A vacina protege a doença, Aquelas que contraíram gripe e coletaram exames, não estava com a suína”, ressaltou.