A capacitação foi conduzida pela médica infectologia e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regina Silvia Chaves
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Dengue, leishmaniose e meningite foram os assuntos debatidos em uma capacitação oferecida ontem, durante todo o dia, pela Secretaria de Saúde de Votuporanga, por meio da Vigilância Epidemiológica, no Centro de Convenções. A intenção foi de preparar a equipe da saúde para orientar a população e diagnosticar precocemente estas doenças.
Participaram médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, veterinários, fisioterapeutas, agentes de saúde e agentes de vetor dos 17 municípios da região.
A capacitação foi conduzida pela médica infectologia e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regina Silvia Chaves. Ela disse que ao longo do ano serão programadas diversas palestras, de acordo com as doenças de destaque da época. “Estou montando a grade de treinamento e já começamos falando de três doenças. Queremos sensibilizar a população, principalmente por meio dos agentes comunitários de saúde, que são os olhos das unidades na comunidade, para a prevenção”, disse.
A médica ressaltou que a consciência da população é fundamental, principalmente para evitar dengue e leishmaniose. É preciso manter os quintais sempre limpos.
Os próximos treinamentos devem ser sobre tuberculose, hanseníase e hepatite.