Das sete em acompanhamento, cinco nasceram em 2011 e duas em 2012. Duas são HIV positivo
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O SAE (Serviço de Assistência Especializada) atende atualmente sete crianças, filhos de mães com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), sendo que o serviço é oferecido a 17 municípios da região, incluindo Votuporanga. Destas crianças, apenas duas possuem o vírus, as outras são acompanhadas, tratadas e devem ser liberadas em breve.
Das sete em acompanhamento, cinco nasceram em 2011 e duas em 2012. Duas são HIV positivo e as outras, que são bebês, serão liberadas.
Segundo o médico Rubens Akira Maekawa, pediatra do SAE, o tratamento da criança começa durante a gestação, quando a mãe precisa tomar o medicamento, para a hora do parto também há medicação especifica e, depois, a criança é acompanhada por um período de seis meses a um ano e meio, durante este período, normalmente, é possível negativar a sorologia. Depois da alta, a criança é acompanhada uma vez por ano.
O médico disse ainda que, raramente a criança nasce com HIV, quando a mãe faz o tratamento corretamente. Todo médico solicita à gestante o exame de HIV. “As chances de cura do bebê são de quase 100%, por isso é fundamental o exame da gestante e também o acompanhamento médico durante a gestação”, falou o médico.
Às gestantes com HIV, o médico indica que tomem a medicação corretamente, aceite o acompanhamento por meio do SAE e não amamentem. O SAE oferece leite gratuitamente para as crianças.
O pediatra ressaltou que a equipe do SAE de Votuporanga é bem preparada e estruturada para acompanhar gestantes e crianças com HIV.
HIV ou Aids
Muitas pessoas acham que HIV e Aids são a mesma coisa, mas não são. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. A Aids é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter o HIV e não ter Aids. A doença pode levar anos para aparecer. Ao longo do tempo, o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar, dando origem a Aids. Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter Aids. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.