Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Programa de Saúde da Família começou em julho de 2001 em Votuporanga, nas unidades dos bairros Pró-Povo e Palmeiras I. Hoje, já conta com 137 agentes comunitários de saúde e 15 equipes de saúde da família, cada uma atende em torno de três mil pessoas, que representa cobertura de 52% da população local. A intenção é que o programa possa cobrir, em breve, 100% do município.
Para 2013 estão previstas as implantações de mais duas equipes no novo Consultório Municipal do bairro Cecap II e duas equipes na unidade de saúde do bairro Vila Paes.
As unidades de saúde que possuem Estratégia de Saúde da Família estão localizadas nos seguintes bairros: Pró-Povo, Palmeiras I, Parque das Nações, Paineiras, São Cosme, Pozzobon, Vila América, Jardim Marin, São João e Jardim Canaã.
Vera Lúcia Dorigão Guimarães, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o programa funciona inicialmente com o cadastramento da população que pertence à área de abrangência da unidade de saúde. “A partir deste cadastro, a unidade planeja e implementa as ações necessárias, tais como visitas domiciliares, acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, realização de atividades em grupo, entre outros. Cada equipe de saúde da família possui um médico e um enfermeiro responsável e assiste em torno de 3.000 pessoas”, disse.
Vera ressaltou que a Estratégia de Saúde da Família inicia com o cadastramento das famílias fazendo um diagnóstico da comunidade e a partir daí são planejadas as ações voltadas às necessidades da população, levando em conta o perfil destes moradores, como número de pessoas em cada família, quantidade de idosos, crianças, jovens e adultos.
“A Estratégia de Saúde da Família atua junto a comunidade desenvolvendo ações prioritárias de prevenção e promoção à saúde, buscando atenção integral, contínua e organizada, prestando atendimento além do ambiente da unidade de saúde, como em domicílios e outros locais de relevância dentro da comunidade, com o objetivo de desenvolver ações educativas que integrem o processo saúde-doença da população”, falou a diretora da Atenção Básica.
O programa é oferecido nas seguintes unidades de saúde do município:
USF Pró-Povo - Doutor Martiniano Salgado – uma equipe
USF Palmeiras - Doutor Ruy Pedroso - duas equipes
USF Parque das Nações - Daniele Cristine Lamana – uma equipe
USF Paineiras - Carmem Martins Maria Moretin – uma equipe
PAS São Cosme - Doutor Walter Eleutério Rodrigues - uma equipe
Consultório Municipal Vila Marin - Jerônimo Figueira da Costa Neto - três equipes
Consultório Municipal São João - Doutor Gumercindo Hernandes Morales - três equipes
Consultório Municipal Jardim Canaã - Doutor Joel Pereira dos Santos - três equipes