Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A secretária de Saúde do município, Fabiana Arenas Stringari de Parma, apontou ao jornal A Cidade as principais atividades desenvolvidas pela pasta durante o ano de 2012.
Para Fabiana, a grande conquista do setor neste ano foi a melhoria dos serviços prestados nas unidades de saúde implantadas. “Este investimento foi avaliado pelo Ministério da Saúde e tivemos quatro Unidades Básicas de Saúde, a UPA e o Samu, certificados nos padrões de qualidade do atendimento prestado. Além disso, gostaria de ressaltar também a implantação do Caps AD. Isto é, um serviço de saúde com equipe especializada para atender aos problemas da dependência química”.
O município conta com quatro consultórios municipais em atendimento: “Doutor Jerônimo Figueira da Costa Neto”, no Jardim Marin; “Doutor Gumercindo Hernandes Morales”, São João; “Doutor Joel Pereira dos Santos”, no Residencial Colinas; e “Doutor Danilo Alberto V. Medeiros”, Vila América.
Consultórios municipais trabalham com a Estratégia de Saúde da Família. “Está cadastrada uma população de cerca de 3.500 pessoas para cada equipe. Assim, cada uma trabalha com o reconhecimento dos problemas de saúde dos pacientes da unidade”, explicou a secretária.
Este trabalho de Estratégia de Saúde da Família atinge pouco mais de 50% do município, porém, 100% da população encontra-se coberta pela saúde pública.
Em 2012 foram inaugurados dois consultórios, o “Doutor Joel Pereira dos Santos” e “Doutor Danilo Alberto V. Medeiros”.
Para o próximo ano, três novos consultórios municipais devem ser inaugurados: no bairro Cecap II, Pró-povo e Unifev.
A Prefeitura pretende também iniciar a implantação da Clínica da Mulher e da Criança, um novo serviço na rede SUS, centralizando todo o atendimento, seja ele ambulatorial (agendado) ou de pronto-atendimento, num único local, com estrutura física e equipamentos e recursos humanos especializados para essa assistência. “As unidades de saúde continuarão sendo a porta de entrada do atendimento ambulatorial, realizando o trabalho de prevenção de doenças e promoção de saúde. A instalação desse serviço será nas imediações da Santa Casa”, destacou Fabiana.
Santa Casa
Fabiana explicou que o município repassou a subvenção de R$1,311 milhão em 2012 para a Santa Casa. “Além disso, para que a unidade tenha mais tranquilidade, o que pode resultar em menos gastos, estamos melhorando cada vez mais a resolutividade da Atenção Básica para não sobrecarregar os atendimentos do hospital. Um bom exemplo disso foi o trabalho realizado pelo município para reduzir os atendimentos do pronto socorro na Santa Casa, implantando a UPA e melhorando a assistência realizada no pronto atendimento municipal no mini-hospital do Pozzobon”, disse a secretária.
Box
Raio X
Em 2012 as conquistas foram:
Dois consultórios municipais inaugurados: “Doutor Joel Pereira dos Santos”, no residencial Colinas; e “Doutor Danilo Alberto V. Medeiros”, na Vila América;
Caps AD implantado;
Unidades de Saúde, UPA e Samu certificados nos padrões de qualidade;
Início da reforma da unidade de saúde de Simonsen, para que se transforme em um Consultório Municipal;
Foram contratados 228 profissionais, destes, 156 são médicos;
Subvenção de R$1,311 milhão repassada à Santa Casa.
Metas para 2013
Três consultórios municipais devem ser inaugurados: no bairro Cecap II, Pró-povo e Unifev;
Implantação de consultório odontológico e sala de vacina na Vila Carvalho;
Implantação da Clínica da Mulher e da Criança.